Conferir a pressão, calibrar e realizar o rodízio garante maior segurança aos motoristas e passageiros

Com a chegada do feriado prolongado de Corpus Christi, no dia 20 de junho, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, reforça a importância da revisão dos pneus antes da viagem. Único ponto de contato entre o veículo e o solo, eles exercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro. Suas boas condições proporcionam o aproveitamento total dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança aos motoristas e passageiros.

De acordo com José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, omotorista precisa estar sempre atento à calibragem do pneu, um item essencial tanto para a boa condição de rodagem como para o menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível. “O proprietário precisa fazer uma checagem semanal da pressão dos pneus e respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo. A mesma deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km da casa do consumidor) e é importante não se esquecer de verificar a pressão do estepe (que deve ser calibrado com uma pressão maior: até 5 psi acima dos demais). A pressão errada nos pneus pode acarretar vários danos que vão desde o desgaste prematuro até a deformação do componente”, diz Quadrelli.

O alinhamento e o balanceamento também devem ser verificados. Além de evitarem um desgaste irregular dos pneus, eles garantem a estabilidade e melhor dirigibilidade do veículo. Juntamente à calibragem, esses itens são fundamentais para a utilização segura e econômica dos pneus.

Outro item essencial é o rodízio de pneus – inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros – que tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. “O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na falta deste, o rodízio pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais”, explica Quadrelli.

Pensando no conforto e bem-estar do motorista, a Bridgestone conta com uma ampla rede de revendedores oficiais espalhada por todo o país, pronta para atender as mais diversificadas demandas de seus clientes e realizar todas as manutenções preventivas e necessárias para evitar problemas durante as viagens. São mais de 500 lojas para veículos de passeio e mais de 180 oficinas da rede BTS (Bandag Truck Service), a maior rede de serviços voltada para caminhões e ônibus do Brasil.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Executivas assumem novas funções de liderança em áreas estratégicas da Fiat Chrysler Automóveis na América Latina

Cristiani Campos assume Diretoria de Desenvolvimento de Novos Negócios; Cristiane Paixão a…