Recomenda-se aos motoristas fazer uma revisão para garantir uma viagem tranquila em família

Julho chegou e com ele as férias escolares e a tão esperada viagem em família. E para ajudar a garantir a segurança do veículo nestas férias, a Cobreq, uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo, recomenda aos motoristas fazer uma revisão, especialmente no sistema de freios, item fundamental para garantir a segurança nas estradas.

A manutenção preventiva é uma preocupação entre todos os motoristas que querem assegurar o bom funcionamento do veículo e garantir a segurança de sua família. E, ao contrário do que muitos podem pensar, a manutenção preventiva dos freios não é dispendiosa e tampouco exige muito trabalho.

“O sistema de freios deve ser incluído na revisão e manutenção preventiva, pois, até mesmo o desgaste natural dos componentes pode provocar graves acidentes. Por isso, o ideal é verificar se todas as peças estão em boas condições” avisa o supervisor técnico da TMD Friction do Brasil, Raul Borges da Silva.

Os componentes do sistema de freio devem ser checados conforme a periodicidade recomendada pelo fabricante ou quando alguma das peças apresentarem desgaste ou quebra. Importante lembrar que o uso constante dos freios resulta no desgaste natural e, sendo assim, é de fundamental importância verificar a condições das peças.

O nível de fluido de freio também deve ter a atenção na hora da revisão. Caso esteja abaixo do nível no reservatório, uma luz acenderá no painel do veículo, sinalizando que há algo errado.

Obviamente, o mais importante é manter seu sistema de freios com a manutenção em dia. Não existe uma quilometragem única e fixa para todos os carros em que as peças dos freios devam ser trocadas. Isso varia muito de carro para carro, varia conforme o estilo de dirigir de cada pessoa, onde o carro roda, entre outros fatores.

Aprenda como verificar cada item que compõem o sistema de freios antes da viagem de férias:

Fluido de freio: é importante checar o nível do fluido de freio. Caso esteja abaixo do nível máximo, indica desgaste natural das pastilhas de freio ou até mesmo vazamento. Fluido de freio não se completa, é normal trabalhar entre o nível máximo e mínimo. Caso esteja próximo do nível mínimo, é necessária inspeção no sistema de freio. Importante realizar a substituição do fluido no tempo recomendado pelo fabricante do veículo.

Pastilhas de freio: as pastilhas de freio são as responsáveis pela ação necessária para parar o movimento de rotação das rodas do veículo. Sem as pastilhas, seu veículo simplesmente não freia. Por isso, antes de viajar, cheque se suas pastilhas não estão desgastadas ou com algum ruído estranho.

Discos de freio: durante a frenagem, o disco de freio suporta altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso de discos de freio com espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo poderá ocasionar sérios problemas, como: superaquecimento, empenamentos, trinca ou até mesmo quebra.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nova geração do HB20 chega a partir de R$ 46.490

Completamente renovado, modelo traz inédito motor 1.0 Turbo GDI com injeção direta de comb…