Home Notícias Saiba a hora certa de trocar ou reparar uma peça

Saiba a hora certa de trocar ou reparar uma peça

Comentários desativados em Saiba a hora certa de trocar ou reparar uma peça
Toda batida de carro gera tensão entre os motoristas envolvidos na ocasião, uma vez que, além do susto e da colisão, os danos aos veículos podem ser os mais diferentes, indo desde um amassado até a troca do parachoque. Por isso, nesses casos, é essencial que o condutor tenha o breve conhecimento de qual será o processo de reparo a ser utilizado no veículo.
Após qualquer tipo de colisão na carroceria do veículo, sendo leve ou média, o coordenador técnico do CESVI BRASIL, Alessandro Rubio, indica que o motorista procure sua oficina de confiança ou um especialista em funilaria, para analisar e avaliar se é possível reparar as peças danificadas ou se a troca é a melhor solução.
Alessandro Rubio ressalta que, em muitos casos, o processo de reparação não é indicado. “Após uma colisão leve ou média, os chamados “pontos fusíveis” da carroceria de um veículo, também conhecido como região de deformação programada, inviabilizam qualquer forma de recuperação ao serem atingidos”, diz Rubio.
O ponto importante e, destacado pelo especialista, é não realizar qualquer tipo de reparação em um item de deformação programada. “O processo de reparo dessa peça pode alterar as características da parte recuperada e fazer com que em uma nova colisão ele perca a sua função”, explica.
Essa perda é mais fácil de ser entendida quando se fala do capô, por exemplo, que tem a função de proteger o motor e absorver parte da energia do impacto em caso de colisão. Esse componente, quando reparado após uma grande deformação, perde parte da sua função e pode aumentar os ferimentos aos ocupantes em uma segunda batida devido ao risco de ser projetado em direção aos ocupantes ou de não se deformar conforme programado.
A última dica do especialista é a de que os motoristas fiquem atentos a todo tipo de reparação e/ou manutenção realizada no seu veículo e nunca autorizem o conserto em regiões de deformação programada, já que a deformação mal reparada pode causar problemas sérios a segurança do carro.
Fonte: CESVI BRASIL
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Jaguar Land Rover apresenta clínica de restauração para veículos clássicos

Voltada para a restauração de veículos clássicos das marcas Jaguar e Land Rover, a clínica…