\"\"Está com dúvida se o pneu que você quer comprar segue as características dos originais? Basta “ler” o pneu. Como assim? O CESVI explica.
 
O pneu traz um código escrito com uma série de informações, como data de fabricação, as dimensões do produto, entre outras.
 
Aprendendo como ler essas informações codificadas, você pode evitar a compra de um pneu que não seja o mais indicado para o seu veículo.
 
Confira a seguir um exemplo de código.
195/60 R 15  88 V
195 – Refere-se à largura do pneu em milímetros.
/60 – Indica o perfil do pneu (altura), que para este exemplo representa 60% da largura (0,6 x 195 = 117 mm).
R – Especifica o sentido de construção do pneu quanto ao posicionamento das lonas, sendo neste caso R de “radial”. Pode ter outra descrição com a letra D, de “diagonal”.
15 – Aponta o diâmetro da roda em polegadas; neste caso, 15” representa 38,1 mm.
88 – Representa o valor de carga admitida para este pneu. Existe uma tabela de referência, e 88 equivale a 560 kg de carga.
 
Confira a tabela de cargas e pesos
 
\"\"
 
V – Identifica o índice de velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido. Para a letra V, é 240 Km/h.
 
Confira a tabela de velocidades
 
\"\"
 
DOT – 2311 Indicam a semana e o ano de fabricação do pneu. Para este exemplo, sabemos que o pneu foi fabricado na 23ª semana do ano de 2011. É importante que o pneu não ultrapasse cinco anos da data de fabricação, mesmo que ainda apresente pouco desgaste.
 
PARA RODAR COM SEGURANÇA
 
Verifique sempre a pressão dos pneus e siga os valores especificados pelo manual do seu veículo. Faça a calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus ainda frios, logo que você sair de casa ou do escritório.
 
E fique de olho no nível de desgaste da banda de rodagem, observando os indicadores chamados TWI (Tread Wear Indicator). A partir do momento em que eles tocam o solo, isso indica que o pneu está no seu limite máximo de desgaste aceitável para a segurança.
 
Fonte: CESVI BRASIL
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Jeep conquista prata no World Class Manufacturing

Além da planta Jeep, outras plantas da FCA na América Latina já são reconhecidas pelo trab…