A Scania vai executar a primeira operação de comboio de caminhões totalmente autônomos. Os veículos trafegarão em estradas públicas transportando contêineres entre terminais portuários de Singapura. O objetivo é organizar comboios de quatro caminhões e automatizar completamente os processos de transporte entre carga e descarga.
“Os veículos autônomos e os comboios são de extrema importância para o futuro dos sistemas de transporte sustentável”, diz Claes Erixon, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania na Suécia. “Esta é uma grande oportunidade para demonstrar nossa liderança e tecnologia nessa nova e emocionante área.”
O projeto em questão é organizado pelo Ministério dos Transportes e pela Autoridade do Porto de Singapura (PSA Corporation) e também conta com a participação da Toyota.
À frente – O governo de Singapura já testou a tecnologia de veículos autônomos em carros, táxis, veículos utilitários e ônibus, agora é a vez das frotas de caminhões, que demonstram seu potencial para economizar combustível, assim como para aumentar a segurança rodoviária.
 
Segundo Pang Kin Keong, secretário permanente dos Transportes e presidente da Comissão de Transportes Autônomos de Singapura (CARTS), a tecnologia autônoma em comboio poderá ajudar a produtividade na indústria de caminhões, além de abrir espaço para que motoristas assumam papéis mais qualificados como operadores e gestores de veículos.
Em Singapura, onde há aproximadamente 1 milhão de automóveis em circulação, a iniciativa do projeto procura atender à crescente demanda de viagens e às restrições de espaço. Com foco nesses desafios, Singapura se transformou em um “laboratório ao ar livre” para novos conceitos de veículos que aumentarão a produtividade e a segurança rodoviária, otimizarão a capacidade das estradas e permitirão novos conceitos de mobilidade.
“A Scania está bem avançada tanto em tecnologia autônoma como em sua aplicação em comboios. Singapura lançou várias iniciativas de veículos autônomos, e juntos vamos demonstrar como podemos melhorar substancialmente a produtividade no porto do país”, diz Mark Cameron, diretor-geral da Scania em Singapura.
Os testes dos caminhões em comboios serão realizados em duas fases:
•A primeira focará em elaborar, testar e refinar a tecnologia dos caminhões em comboios para se adaptarem às condições locais. Eles serão conduzidos pela Scania e pela Toyota em seus respectivos centros de pesquisa, na Suécia e no Japão;
 
•A segunda consistirá de testes locais e desenvolvimento da tecnologia em Singapura.
Líder em tecnologia autônoma – A Scania é o principal parceiro do projeto de pesquisa de € 5,4 milhões, conhecido como Companion, que desenvolve sistemas para implantação de tecnologia autônoma nas estradas europeias. Atualmente, a fabricante trabalha no desenvolvimento da comunicação sem fio entre veículos pesados, fazendo com que as distâncias entre os caminhões sejam reduzidas com segurança, diminuindo o deslocamento e minimizando o consumo de combustível. Para esse fim, a Scania se associou à Ericsson, líder mundial em tecnologia de comunicações, que contribuirá com sua experiência em tecnologia 5G, com softwares e serviços, para permitir novas formas de mobilidade.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW Group alcança marca de 200 mil unidades produzidas do i3

A fábrica do BMW Group em Leipzig continuará a dar uma contribuição significativa para a e…