Os proprietários de veículos com placas de final 2 devem ficar alertas. Por conta do carnaval, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em fevereiro deve ser feito até o dia 24, último dia útil do mês. Estão inclusos também contribuintes do mês de janeiro que parcelaram o imposto.
“O IPVA vence no último dia útil do mês. Então, em razão do carnaval, o último dia útil de fevereiro vai ser o dia 24, assim, os veículos que têm placa com final 2, o IPVA vai vencer no dia 24 de fevereiro”, explica Graça Ramos, diretora de Tributação da Sefaz.
Segundo ela, caso o imposto seja pago apenas em março, o contribuinte perde o beneficio da cota única e pagará juros.
“Devem ficar todos alertas, já que passando para o mês seguinte o imposto já vai ter incidência de juros e multa e vai se perder a chance de se pagar com o desconto de 15% para quem resolve pagar a cota única”, esclarece a diretora.
Os recursos arrecadados com o IPVA são revertidos na manutenção do estado, como investimentos em segurança e saúde.
“O IPVA é um dos impostos autorizados pela Constituição onde os Estados podem arrecadar. Ele vai para a conta única do Estado e integra um conjunto de receita que são usadas para a sua manutenção. São despesas com a saúde, educação, segurança, dentre outras”, afirma Ramos.
O boleto do IPVA pode ser impresso tanto no site do Detran (http://www.detran.pi.gov.br/) como no da Secretaria de Fazenda (http://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/)
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …