Home Dicas e Serviços Seminovo precisa de manutenção preventiva para garantir segurança

Seminovo precisa de manutenção preventiva para garantir segurança

Comentários desativados em Seminovo precisa de manutenção preventiva para garantir segurança

Ficar atento ao desgaste das peças dos veículos e realizar revisões preventivas são a melhor maneira de manter o veículo em boas condições e evitar gastos elevados levando à oficina apenas quando o problema já comprometeu o funcionamento de algum componente.

A frota circulante de veículos no Brasil é a sexta maior do mundo, com 45,9 milhões de unidades, conforme estudo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), com idade média de 9 anos e oito meses. Para manter o veículo seminovo nas mesmas condições e obter a mesma performance com segurança, é recomendável realizar a manutenção preventiva como determina o manual do fabricante. “Deixar de fazer as revisões periódicas de forma preventiva, além de tornar mais cara a reparação já que um componente comprometido afeta outras peças do veículo, pode também prejudicar o funcionamento e desempenho de outros componentes”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

A recomendação é ficar sempre atento à manutenção do veículo e verificar periodicamente diversos itens do motor e da suspensão, por exemplo. Parte do sistema de suspensão, os amortecedores são responsáveis não só pelo conforto, mas também segurança dos ocupantes. “Amortecedores desgastados prejudicam o conforto e a segurança podendo provocar a perda de controle do veículo.

Há outros itens, entre eles, filtros de óleo, óleo do motor, filtros de combustível, de ar e de cabine que merecem atenção. “O óleo do motor tem como função lubrificar as peças e, assim, evitar o atrito entre componentes móveis, o que resultaria em aquecimento e até fundição do motor”, adverte. Já o filtro de combustível serve para reter impurezas contidas no combustível, . “Negligenciar a manutenção deste item pode resultar em saturação do filtro e prejudicar o rendimento e consumo do veículo”, explica.

O motor ainda depende de outro filtro para o seu bom funcionamento, o do ar, que impede que micro partículas penetrem no sistema de alimentação durante a fase aspiração desse ar que vai compor combustão. Caso isto ocorra, pode, por exemplo, haverá um desgaste prematuro de cilindros é anéis de segmento.

Ainda é necessário ter atenção com o filtro de cabine, essencial para assegurar que fungos e ácaros não venham prejudicar a saúde dos ocupantes do veículo.

Além destes componentes, há outros diversos itens que devem ser revisados na hora da manutenção preventiva, por isso é mais seguro consultar o mecânico de confiança. Para saber mais informações sobre esta dica de manutenção e outras, basta acessar o blog da Nakata https://blog.nakata.com.br/manutencao-do-carro-o-que-voce-precisa-para-dirigir-com-seguranca/

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

GM empresta cilindros de oxigênio e faz doações no combate à covid-19

Empresa realiza novas doações de máscaras e cestas básicas e coloca insumos à disposição d…