Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Cartões para vagas de estacionamento especial são destinados a idosos e pessoas com deficiência.

De janeiro a junho deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) já expediu 4.343 cartões de estacionamento para vaga especial para idoso e 507 pessoas com deficiência. As pessoas que estão solicitando o cartão de estacionamento para vaga especial recebem o documento no momento em que fazem a solicitação.

O cartão de estacionamento especial para idoso e pessoa com deficiência foi elaborado em conformidade com as Leis Federais de Nº 9503/1997 e 10.741/2003 e a Lei Municipal Nº 3.488/2006, por esse motivo o cartão é válido em todo território nacional. É um direito garantido pela fiscalização constante que o órgão de trânsito do município realiza.

Neste primeiro semestre do ano, a superintendência registrou 175 notificações por desrespeito a vaga especial para idoso e 73 por desrespeito à vaga especial para pessoa com deficiência. De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, já é possível perceber que há uma mudança de comportamento na população em relação ao respeito ao cumprimento da lei. “Na verdade, estamos realizando a fiscalização desses estacionamentos desde o ano passado. Já percebemos que as pessoas estão mudando o comportamento, mas é sempre bom lembrar que o trânsito é um espaço para todos, por isso é importante respeitar as vagas especiais para pessoas idosas e com deficiência”, afirma.

O diretor reforça que as pessoas que necessitam usar a vaga especial geralmente têm problemas de mobilidade, por isso precisam estacionar seus veículos próximo a entradas e saídad de supermercados, shoppings e estabelecimentos comerciais. “É preciso ficar claro que o uso indevido dessas vagas é uma infração gravíssima e sujeita o veículo à multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo. (Art.181, XX, do Código de Trânsito Brasileiro)”, finalizou.

Para fazer o cadastro do cartão para idoso, a pessoa deve acessar o site da Prefeitura de Teresina, imprimir o requerimento, assinar e juntamente com as cópias da identidade, CPF ou CNH e comprovante de residência e ir até a Strans dar entrada. No mesmo momento ela recebe o cartão. Já a pessoa com deficiência para se cadastrar precisa procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e o laudo do médico com o Código de Identificação da Doença (CID).

As pessoas idosas e com deficiência ou com dificuldades de locomoção têm direito a estacionar nas vagas especiais nas vias públicas, em estabelecimentos públicos ou privados e de uso coletivo (art.24, VI CTB) nos shoppings e estabelecimentos comerciais, entretanto essas vagas só podem ser usadas mediante o uso do Cartão de Estacionamento Vaga Especial, no painel do veículo, em local visível. O cartão é emitido gratuitamente pela Strans.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mitsubishi ASX ganha novidades na linha 2019

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Além do legítimo sistema 4×4…