Home Notícias Strans já expediu 411 cartões de estacionamento para vaga especial em 2019

Strans já expediu 411 cartões de estacionamento para vaga especial em 2019

Comentários desativados em Strans já expediu 411 cartões de estacionamento para vaga especial em 2019

Deficientes físicos e idosos podem solicitar cartão gratuitamente.

Somente nesses 23 dias de janeiro a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) expediu 330 cartões de estacionamento para Vaga Especial para Idoso e 81 cartões para Vaga e Especial para Pessoas com Deficiência.

As pessoas que estão solicitando o Cartão de Estacionamento para Vaga Especial recebem o documento no momento em que fazem a solicitação.

Para fazer o cadastro do cartão para idoso a pessoa deve acessar o site da Prefeitura de Teresina, imprimir o requerimento, assinar e juntamente com as cópias da identidade, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência e se dirigir até a Strans.

A pessoa com deficiência para retirar o cartão pela primeira vez precisa se cadastrar junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e o laudo do médico com o Código de Identificação da Doença (CID). As pessoas que precisam renovar o cartão da pessoa com deficiência deve comparecer na sede da Strans.

As pessoas idosas e com deficiência ou com dificuldades de locomoção têm direito a estacionar nas vagas especiais nas vias públicas, em estabelecimentos públicos ou privados e de uso coletivo (art.24, VI CTB) nos shoppings e estabelecimentos comerciais, entretanto, essas vagas só podem ser usadas mediante o uso do Cartão de Estacionamento Vaga Especial, no painel do veículo, em local visível. O cartão é emitido gratuitamente pela Strans.

O cartão de estacionamento especial para idoso e pessoa com deficiência foi elaborado em conformidade com as Leis Federais de Nº 9503/1997 e 10.741/2003 e a Lei Municipal Nº 3.488/2006, por esse motivo o cartão é válido em todo território nacional.

De acordo com o gerente de Operação e Fiscalização da Strans, Denis Lima, o respeito às vagas especiais é essencial para todos. “As pessoas que utilizam esses cartões geralmente têm problemas de mobilidade e precisam estacionar os veículos próximo as entradas de supermercados, shoppings e estabelecimentos comerciais, por isso é muito importante que o direito delas seja respeitado”, acrescentou.

O gerente reforça que todas as vezes que o condutor estacionar nas vagas especais deve colocar o cartão no painel do veículo de forma visível. “É preciso ficar claro que o uso indevido dessas vagas é uma infração gravíssima e sujeita o veículo à multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo conforme o art.181, XX, do Código de Trânsito Brasileiro. As pessoas que encontrarem essas vagas sendo utilizadas de maneira errada podem entrar em contato direto com a Central dos Agentes de Trânsito pelo fone 3122 7617 que após o recebimento da denúncia é enviada uma viatura imediatamente”, informa.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Tour virtual à exposição especial “25 Anos do Boxster” no Museu da Porsche

44º Dia Internacional dos Museus em 16 maio de 2021 Os museus cuidam de tesouros e contrib…