Este ano, o processo para renovação do alvará foi simplificado com a redução da quantidade de documentos exigidos

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) prorrogou até o dia 6 de setembro o prazo para que os mototaxistas de Teresina façam a renovação do alvará. A decisão de prorrogação consta na Portaria nº 49/2019 e favorece a categoria, que tem um prazo maior para procurar a Strans e se regularizar. Dos 2.315 mototaxistas cadastrados, somente 1.340 fizeram a renovação, o que corresponde a 58% do total. O prazo para esse procedimento havia encerrado na última quinta-feira (15).

No ato da renovação é feita a vistoria da moto, com a verificação do bom funcionamento dos freios, luzes, pedais e outros componentes. Os casos em que a moto tenha algum problema mecânico, o proprietário precisa providenciar o conserto.

Este ano, o processo para renovação do alvará foi simplificado com a redução da quantidade de documentos exigidos e também do prazo de entrega do novo alvará, que antes era de 20 dias e agora é de apenas cinco dias.

A gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Cintia Machado, diz que os mototaxistas devem procurar a Strans e explica sobre a documentação necessária para realizar o procedimento. “Os documentos exigidos são a permissão do ano anterior, documento da moto, CNH do condutor, certificado do curso de transporte de passageiro mototáxi e certidão negativa de débito da Prefeitura de Teresina”, informa.

A documentação exigida consta na Portaria da Strans nº 034/2019 que especifica a lista de documentos necessários considerando o Decreto nº 18.684 de 07 de junho deste ano.

João Batista Rodrigues, residente no Parque Afonso Gil, zona Sul de Teresina, trabalha há oito anos como mototaxista. Ele já fez a renovação da permissão e afirma que o processo foi simples. “Achei mais fácil este ano e estou satisfeito com o meu serviço porque me dedico todos os dias da semana, das 5h da manhã até o início da noite. Tenho passageiros certos e nem penso em ter outro trabalho”, diz.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW Group usa realidade aumentada na criação de protótipos

Realidade aumentada economiza até um ano na validação de novos modelos O BMW Group está us…