Um dos destaques do Novo Nissan Versa, o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert) foi desenvolvido por profissionais da Nissan após incidente comum do dia a dia

O Novo Nissan Versa, que foi recém-lançado no mercado brasileiro, é o primeiro modelo da linha da marca japonesa no Brasil a disponibilizar o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert). Esse importante item de segurança tem ajudado a salvar vidas em diversos países graças ao alerta que avisa ao motorista que algo ficou no banco traseiro. Mesmo que seja uma bolsa, uma mochila, um bolo ou ainda um saco de gelo.

A história dessa tecnologia tem início com as duas engenheiras da Nissan no Estados Unidos. Certo dia, uma delas, Marlene Mendonza, descobriu que havia esquecido uma travessa de lasanha no banco traseiro do carro desde a noite anterior, depois de voltar de um longo dia de trabalho. O esquecimento causou um cheiro forte e desagradável durante vários dias no veículo.

Sabendo do ocorrido com a companheira de departamento, a engenheira Elsa Foley pensou no que poderia ter acontecido caso o que foi esquecido fosse algo muito mais importante, como um animal de estimação ou mesmo uma criança.

Nessa conversa informal, as duas, que são mães (Elsa tem dois filhos e Marlene três), decidiram reunir suas experiências como profissionais e mães para desenvolver um dispositivo que aumentasse a segurança nesse quesito, ao emitir um alerta que lembrasse os motoristas de verificarem os bancos traseiros antes de sair do veículo.

Após apresentarem a ideia aos chefes, o projeto entrou em fase de desenvolvimento no Centro Tecnológico da Nissan América do Norte (Nissan Technical Center North America – NTCNA), em Farmington Hills, Michigan. E, assim, criou-se uma solução simples, e muito funcional.

Como funciona?

O sistema monitora as travas das portas traseiras para verificar se foram abertas e fechadas antes e depois de um trajeto. Se o sistema detectar que uma porta traseira foi usada antes de uma viagem, mas não foi aberta novamente ao final do trajeto, considerando que o veículo foi estacionado e a ignição desligada, o sistema dispara uma série de notificações, que começam com um alerta visual no painel de instrumentos e continua com disparos progressivos da buzina.

E como existem inúmeras situações em que o motorista pode simplesmente abrir uma das portas traseiras para deixar a mochila da academia, por exemplo, o sistema RDA pode ser facilmente configurado e desligado de forma temporária ou permanente por meio de comandos no painel de instrumentos. Importante destacar que ele funciona independentemente do peso do objeto deixado no banco traseiro.

A ideia é que, se você abrir uma porta traseira, seja para acomodar uma criança ou uma sacola no banco traseiro, quando chegar ao seu destino, o veículo vai alertá-lo que você deve dar uma olhada no banco de trás antes de sair.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Porsche registra alta de 35% no mercado brasileiro em 2020

Com a marca de 2.487 entregas, a marca bateu seu recorde de vendas no mercado brasileiro E…