Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dirigir um veículo por longas horas na estrada ou após engarrafamentos pode parecer uma tarefa árdua – o cansaço vem e as distrações ao volante acontecem… muitas vezes, provocando acidentes. Um exemplo comum? Passar no drive-thru do fast food e depois comer enquanto dirige é muito mais perigoso do que se imagina. Para começar porque o ato de comer ao volante faz com que o motorista só fique com uma mão livre para dedicar à direção. Receita de desastre, claro, além de ser infração prevista no código de trânsito brasileiro.

As distrações na condução de um veículo podem ser divididas em três tipos:

DISTRAÇÃO INTERNA

É aquela em que o motorista se atenta a algum objeto ou ação no interior do veículo, como um ajuste no rádio, uma regulagem do ar-condicionado, um olhar mais atento ao painel… Essa distração tem sido agravada pelo uso de celulares ao volante, o que, além de proibido, pode deixar o motorista por alguns segundos sem olhar para a frente.

DISTRAÇÃO EXTERNA

Essa distração é pouco percebida, mas influencia bastante na condução. Isso porque ela vem de ações que precisamos realizar e de outras que não precisamos, mas fazemos intuitivamente. Vem da leitura de placas de trânsito ou ao olhar para um outdoor chamativo, uma paisagem bonita, um edifício moderno… e até da curiosidade de alguns motoristas em ver um acidente que ainda está na via – o que, curiosamente, pode provocar outro acidente, além de represar o trânsito atrás.

DISTRAÇÃO POR DESATENÇÃO

Muito comum no mundo moderno, essa distração pode causar acidentes também. São os motoristas que estão “sonhando acordados”. Isso porque o pensamento está em outros lugares: uma conta a pagar, um problema familiar, um problema na empresa… E aí o motorista não se concentra de fato naquilo que está fazendo, que é conduzir o veículo.

DISTRAÇÃO x VELOCIDADE

Todas essas distrações podem ser agravadas de acordo com a velocidade em que estamos trafegando, a região e a condição da via, além da quantidade de carros que trafegam por ela.

Para facilitar o entendimento dessa relação, confira a seguir quantos metros você percorre ao longo de apenas “1 segundo” de acordo com a sua velocidade.
• 1 segundo a 50 km/h: ≈ 14 metros (equivalente a ≈ 3 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 70 km/h: ≈ 19 metros (equivalente a ≈ 5 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 100 km/h: ≈ 28 metros (equivalente a ≈ 7 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 120 km/h: ≈ 33 metros (equivalente a ≈ 8 carros populares enfileirados)

Fonte: CESVI BRASIL

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Setor de motocicletas segue em expansão no mês e outubro

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Com crescimento da produção em 26…