A Toyota Motor Corporation, em parceria com a Tsusho e mais nove empresas, desenvolveu uma tecnologia automatizada avançada de reciclagem de cobre contido dentro da fiação dos veículos. O grau de pureza do produto reciclado na operação é de 99,9%, tornando o componente reutilizável e mantendo suas características e propriedades.
 
Ao final da vida útil do veículo, sua fiação é removida e o produto bruto é prensado. Com a ajuda de uma resina específica para triagem, o cobre é separado dos demais componentes, peneirado de acordo com tamanho e peso e coletado magneticamente. Após essa primeira fase, a Toyota encaminha o cobre para produção da fiação, que será utilizada para equipar os veículos da marca. 
 
Atualmente, a Toyota já utiliza cobre reciclado em parte de seus carros no Japão e tem a intenção de aumentar essa participação gradativamente para 1 mil toneladas até 2016. 
 
De acordo com estudos da montadora, a quantidade de cobre disponível no mundo abasteceria os diversos mercados que o utilizam apenas por mais 40 anos, tendo em vista que o recurso é finito e o consumo aumenta exponencialmente. Baseado nisso, a reciclagem e reuso tornam-se cada vez mais importantes. 
 
A Toyota aposta em novas iniciativas e em mais parcerias para criar projetos de reciclagens com outras empresas, entre elas autopeças, contribuindo com o Meio Ambiente e aumentando sua competitividade.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

No Dia da Árvore, Ford reforça seu compromisso com a preservação ambiental

Tratamento ecológico na Fábrica de Camaçari, que mantém 2,4 milhões de m² de áreas verdes …