Novo Toyota RAV4 Hybrid será exposto pela primeira vez no Brasil desde seu lançamento; Lexus UX 250h, o novo híbrido da marca premium, também será exibido

A Toyota do Brasil participará do 22º Festival do Japão como grande incentivadora do evento, que é referência na missão de preservar e divulgar a cultura japonesa no País. A edição deste ano, que celebra o mundo conectado, apresenta o tema “Cultura sem Fronteiras”. O evento acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, de 05 a 07 de julho.

Com iniciativas que fazem parte de sua filosofia de respeito pelas pessoas e sustentam pilares de sua responsabilidade social no País para uma sociedade mais inclusiva, a Toyota leva a campanha “Start Your Impossible” para seu estande, visando estimular que os visitantes reflitam sobre situações de persistência e superação. Com a visão de que a mobilidade vai além dos carros, a companhia busca inspirar as pessoas a superar desafios e tornar sonhos realidade.

O conceito também fundamenta a parceria global da montadora com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Japão, em 2020, onde a marca pretende incentivar a criação de uma sociedade justa, pacífica e sem discriminação por meio do esporte, além de buscar uma sociedade sustentável por meio de soluções para mobilidade. Os valores da Toyota, enraizados na cultura de melhoria contínua e respeito pelas pessoas, são compartilhados pelos Jogos Olímpicos, que reúnem o mundo inteiro em amizade e solidariedade para celebrar a maior realização do potencial humano.

Modelos em exposição

Em um estande de 300 m², a Toyota exibirá os modelos Yaris, nas versões sedã e hatchback, Corolla e o recém-lançado RAV4 Hybrid, que chegou ao mercado brasileiro em junho deste ano e será exposto pela primeira vez ao público durante o Festival do Japão. Os visitantes também poderão conhecer o mais novo integrante da família híbrida da Lexus, o crossover compacto premium UX 250h, já reconhecido pela imprensa especializada como uma das melhores opções no segmento.

Uma década de realizações

A Toyota tem o respeito pelo meio ambiente como um dos seus principais pilares. Em 2009, foi criada a Fundação Toyota do Brasil para integrar suas atividades com o desenvolvimento sustentável do planeta. Os visitantes do Festival do Japão poderão conhecer mais sobre a atuação da Fundação Toyota ao longo dos últimos 10 anos. Um painel informativo apresentará as atividades dos projetos de preservação ambiental e formação de cidadãos nas comunidades onde a Toyota atua.

Projeto ReTornar

Os visitantes do Festival do Japão também terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo ReTornar, projeto conduzido pela área de Sustentabilidade da Toyota do Brasil e inspirado no upcycling,método de reutilização criativa. Brindes exclusivos fabricados pelas costureiras do projeto ReTornar serão distribuídos aos visitantes em um espaço exclusivo do estande.

A ação incentiva a geração de novos produtos e menos impacto no meio ambiente. Ao todo, mais de três toneladas de materiais e uniformes já foram cedidos para a Uni Arte Cooperativa, de Indaiatuba, e a ASCA (Associação Social Comunidade de Amor), de Sorocaba, ambas localizadas no interior de São Paulo, regiões onde a Toyota possui plantas.

Além de garantir menos impacto ao meio ambiente, o projeto também contribui para o desenvolvimento de comunidades destas cidades, inserindo mulheres no mercado de trabalho e gerando renda para as famílias.

Etios Art

O primeiro protótipo do Etios fabricado em Sorocaba recebeu uma intervenção da artista plástica Erica Kaminishi. Denominado Etios Art, a ação foi inspirada pela Arte Tradicional Japonesa, marcante na trajetória de Kaminishi. O veículo recebeu um desenho à mão e acabamento em dourado e cobre, e a composição remete às formas orgânicas dos seres marítimos multicelulares, como os cnidários, por exemplo.

No sábado, dia 6 de julho, haverá uma cerimônia de apresentação do veículo customizado às 14h. Para proporcionar uma experiência mais imersiva no conceito da artista, a Toyota preparou uma comunicação visual com informações da obra de arte, além de um painel interativo com imagens do processo de produção.

Após o Festival do Japão, o Etios seguirá viagem para o MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), parceiro do projeto. Ele ficará exposto no museu e também deve participar de outras exposições itinerantes pelo Brasil. Profissionais e curadores do MACS também estarão no estande para apresentar o carro aos visitantes.

TPS no 22º Festival do Japão

Desde a edição do ano passado, o Festival do Japão vem recebendo suporte especial da Toyota por meio da equipe responsável pelo Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS), que foca no gerenciamento e otimização de processos industriais ou de serviços através da eliminação total de desperdícios, priorizando sempre a segurança e qualidade, produzindo a quantidade necessária no menor prazo possível e com menor custo.

Neste ano, a Toyota participou de todo o processo de revisão de layout do espaço físico do evento. Com dicas inspiradas no processo de produção da marca, foi possível encontrar maneiras de melhorar o fluxo de pessoas, distribuição dos estandes e barracas, além de estimular práticas para que o público seja acolhido da melhor maneira possível.

Desenvolvimento de pessoas

Alinhado com os valores da campanha “Start Your Impossible”, um treinamento foi aplicado por membros da Toyota para 46 pessoas que vão trabalhar no festival, especificamente nos Yatais, barracas que representam diferentes províncias japonesas.

Além de apresentar os métodos de produção da Toyota, inspirados por valores como eficiência e diminuição de desperdício de recursos, por exemplo, os participantes foram estimulados a ultrapassar seus limites, vencer os desafios e alcançar resultados que antes eram vistos como impossíveis.

Após a apresentação teórica, um dos Yatais foi colocado em situações reais, onde 23 pessoas atuaram como se estivessem trabalhando no evento. Desta forma, foi possível detectar métodos que poderiam ser aperfeiçoados, evitando filas grandes, desperdício de alimentos e operações desnecessárias.

Nos três dias do evento, a equipe de TPS da Toyota do Brasil vai marcar presença para oferecer suporte aos organizadores do festival. Em caso de problemas, os profissionais estarão dedicados em oferecer soluções e evitar outros contratempos.

Outras atrações

Com atrações para todas as idades, o evento terá dois palcos. O Palco Verde vai receber 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas. Já o Palco Vermelho terá diversas atividades dinâmicas de artes marciais, esportes, danças folclóricas e apresentações com a participação do público.

Para os visitantes que apreciam o mundo geek, os melhores cosplayers do Brasil, integrantes do blog Akiba Cosplay, irão apresentar e interpretar personagens clássicos dos filmes, mangás e animes. Além disso, acontece o tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai e com a participação de mais de 30 candidatas de todo o País. Para a terceira idade, uma área reservada também oferece atrações e atividades exclusivas.

Serviço

22º Festival do Japão – “Cultura sem Fronteiras”
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Data: 5, 6 e 7 de julho de 2019
Horários: dia 5 (sexta-feira), das 11h às 21h; dia 6 (sábado), das 9h às 21h; e dia 7 (domingo); das 09h às 18h
Ingressos: para compra de ingressos online e conferir os pontos de venda, acesse: http://www.festivaldojapao.com/pontos-de-venda-2/.
Estacionamento: R$ 50,00
Transfer: será oferecido transporte gratuito da estação de metrô Jabaquara, das 8h às 22h. Voluntários indicarão o local de partida dos ônibus em todos os dias de evento.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Vendas financiadas de veículos crescem 20% em julho na comparação com 2018

Alta – registrada nas vendas a crédito de autos leves, motos e pesados – foi mais acentuad…