A Toyota do Brasil, em apoio e incentivo à prática de esportes, é a nova patrocinadora master da Taça Brasil Adulto de Beisebol, principal competição do calendário oficial da modalidade em território nacional. Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, prestigiou a decisão pelo título de 2017 e participou da entrega da premiação à equipe campeã Marília, que venceu o time Medicina USP por 14 x 4, em partida realizada no último domingo, 17, no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.
O patrocínio da Toyota à 24ª edição do campeonato tem como objetivo contribuir para disseminação e visibilidade da prática do beisebol no País. A partir dessa edição, a competição passa a se chamar Copa Toyota – Taça Brasil de Beisebol. A realização anual do torneio conta com a coordenação, suporte e administração da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS).
No sábado, dia 16, o mesmo estádio recebeu os jogos da fase semifinal do torneio. Os confrontos foram entre Medicina USP x Atibaia e Gecebs x Marília.
Além da premiação para os três melhores times, os participantes das equipes também foram premiados de acordo com a melhor performance nas categorias de Melhor Arremessador, Melhor Arremessador Destaque, Melhor Jardineiro Interno, Melhor Jardineiro Externo, Jogador mais Esforçado, Melhor Jogador, Técnico Campeão, Melhor Rebatedor (1º, 2º e 3º), Melhor Empurrador de Carreiras, Rei dos Quadrangulares (1º e 2º).
Desde 2016, a Toyota do Brasil também é patrocinadora da categoria Junior da Taça Federação Paulista Beisebol.
O campeonato
O campeonato Taça Brasil de Beisebol existe desde 1994 e é considerado o mais importante da modalidade no País, por permitir que atletas de outras equipes – nacionais e internacionais – completem o elenco e participem da competição.
A fase de classificação começou no início de novembro. No formato atual, cinco equipes jogam a fase classificatória em turno único. Essa lista é composta pelas quatro primeiras colocadas do Campeonato Brasileiro de Beisebol, além do time campeão da última edição da Taça Brasil.
Beisebol no Brasil
Segundo dados da CBBS, o Brasil tem hoje cerca de 120 times e 30 mil atletas praticantes de beisebol. Aproximadamente 130 jogadores brasileiros atuam em times do exterior, participando de importantes ligas realizadas em países como Estados Unidos, Japão, Itália, França, Canadá, Panamá, Venezuela e México.
O esporte possui grande influência da cultura oriental em sua implementação no País. Embora sua origem tenha sido nos Estados Unidos, foram os imigrantes japoneses os principais responsáveis pela vinda e prática do beisebol no Brasil. Atualmente, os estados nacionais com maior representatividade no esporte são São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em agosto de 2016, o beisebol voltou a ser reconhecido como um esporte olímpico e estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Volkswagen é a marca com maior crescimento em 2018

O volume de vendas aumentou 35% em relação a 2017, mais que o dobro do mercado, que cresce…