Home Notícias Troféus da Extreme E serão feitos com resíduos de plástico

Troféus da Extreme E serão feitos com resíduos de plástico

Comentários desativados em Troféus da Extreme E serão feitos com resíduos de plástico

A Extreme E, que se prepara para sua corrida inaugural, anunciou que a empresa 3devo será seu Fornecedor Oficial de equipamentos e treinamento para a criação dos troféus do campeonato a partir de resíduos plásticos.

A Extreme E, a nova série de automobilismo que visa destacar o problema da crise climática, busca tornar a série o mais sustentável possível desde todos os ângulos, por isso recorreu ao apoio da 3devo. A empresa de tecnologia com sede nos Países Baixos fornecerá à Extreme E uma solução completa de reciclagem e processamento de materiais, permitindo a transformação de resíduos plásticos em filamentos para utilização em impressões 3D, incluindo os troféus que os vencedores receberão em cada evento.

Em dezembro de 2019, a Extreme E realizou sua primeira limpeza de praia para coletar plástico do oceano no Lago Rosa do Senegal, onde a série competirá futuramente. A Extreme E colaborou com a to.Org, uma fundação local, para organizar a limpeza comunitária da praia, e o plástico recolhido foi usado para fazer tijolos ecológicos que ajudaram a construir banheiros para mais de 300 crianças de uma escola, que antes tinha somente dois banheiros disponíveis.

O impacto dos resíduos plásticos é devastador, já que dois terços do plástico produzido acabam indo para o meio ambiente – incluindo nossos oceanos – o que equivale a cerca de 6,3 bilhões de toneladas. Isso não se deve apenas ao lixo, mas também ao fato de que o plástico é jogado fora quando poderia ser reciclado, e que produtos como lenços umedecidos, que geralmente contêm plástico, são jogados no vaso sanitário. Esses resíduos ocasionam vários problemas para as águas do planeta, como a ingestão, sufocamento e emaranhamento de centenas de espécies marinhas. A Extreme E espera dar visibilidade a esse problema por meio do esporte, e incentivar uma mudança de comportamento.

Ali Russell, Diretor de Marketing da Extreme E, disse: “Este conceito da 3devo foi criado por um grupo de jovens engenheiros inventivos, e estou muito satisfeito que a Extreme E possa aplicar essa tecnologia. A missão da 3devo de ajudar as empresas a se tornarem mais sustentáveis é uma visão compartilhada pela Extreme E, razão pela qual a série está buscando formas menos intensivas de emissão de carbono para a realização do campeonato, desde os veículos, com emissão zero, até a criação de troféus”.

Tim Wesselink, fundador e Diretor Geral da 3devo, acrescentou: “Nossa missão sempre foi impulsionar a inovação na impressão 3D através de produtos acessíveis e de qualidade para a criação e descoberta de materiais. Felizmente, graças à nossa solução, essas descobertas não são um desperdício. Ao minimizar o consumo de resíduos plásticos e reaproveitar os resíduos gerados, damos um novo giro à inovação”.

O St. Helena, navio da Extreme E que zarpará em meados de fevereiro, está sendo carregado com todos os equipamentos da série, incluindo três máquinas fornecidas pela 3devo – um fabricador de filamentos, uma trituradora de plástico e um secador de polímeros -, equipamentos-chave para a transformação dos resíduos plásticos em troféus. Além disso, a 3devo também treinou a equipe da Extreme E em sua utilização, para que os troféus possam ser criados no local.

A Extreme E finalizou recentemente seu concurso de design de troféus, no qual convidava os fãs a enviar ideias de troféus através de seu site. Foram apresentadas mais de 100 propostas, avaliadas por um júri composto por Catie Munnings, piloto da Andretti United, Jayne Connell, sócia da Interstate e Diretora Criativa da Extreme E, Drew Feustel, astronauta e geofísico, e pela Dra. Lucy Woodall, bióloga marinha e cientista de oceano da Extreme E. O design vencedor será anunciado nas próximas semanas.

Fonte: Extreme E
Foto: Divulgação

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo Nissan GT-R NISMO é revelado no Japão

Com mais fibra de carbono, carroceria exibe nova pintura exclusiva, inspirada nos circuito…