Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige.

Uma das causas de acidentes de trânsito é o uso do celular. O aparelho eletrônico distrai condutores e pedestres, provocando colisões entre veículos e atropelamentos. Segundo estudo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso do celular no trânsito aumenta em até 400% o risco de acidentes. Em 2018, foram registradas mais de 4 mil multas, em Teresina, relacionadas a utilização do aparelho. As infrações estão entre as dez mais cometidas pelos condutores.

O Gerente de Operação e Fiscalização da STRANS, Denis Lima, explica que hoje existem três tipos de infrações relacionadas ao celular no trânsito e chama atenção para a distração do condutor ao ler e mandar mensagens, mesmo parado no sinal vermelho.

“Atualmente nós temos três tipos de infração quando nos referimos à celular. Não é permitido manusear, utilizar e segurar o telefone. Segurar e manusear são infrações gravíssimas e utilizar o celular é infração média. As pessoas também precisam entender que ler e mandar mensagem, com o carro parado ou não, é perigoso porque tira a atenção completamente do trânsito. São esses e outros motivos que distraem o condutor e acabam provocando os acidentes”, declarou o gerente.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige. A publicitária Sara Barros faz parte desta estatística e afirma que levou algumas multas por dirigir utilizando o telefone celular, mas reconhece que comete uma infração gravíssima e se policia para acabar com essa má conduta.

“Uso o celular no trânsito quando sinal está fechado pra responder uma mensagem ou olhar uma conversa, mas acabo me distraindo. O sinal abre e não me dou conta porque estou entretida na tela. É um comportamento errado da minha parte e reconheço. Por causa disso, já levei algumas multas. Estou tentando mudar esse hábito, porque sei que eu e outras pessoas corremos riscos com essa conduta”, relatou.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Hyundai divulga imagem completa do sedã da nova geração do HB20

Assim como o hatch compacto, HB20S chega à sua segunda geração completamente renovado, mai…