Em 2017, fará 30 anos desde que o vale-transporte se tornou um benefício obrigatório para funcionários. Antes disso, em 1985, foi publicada a lei que criou o VT como algo facultativo que as empresas poderiam oferecer aos empregados. Essa lei (7.418/1985) completa, nesta sexta-feira (16), 31 anos.
“O vale-transporte foi uma grande evolução para o setor de transporte, mas principalmente para o povo. A maioria das pessoas não paga passagem, exceto pelo limite estabelecido para a empresa”, ressalta o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Clésio Andrade. 
Conforme a NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), desde que foi criado, o vale-transporte chegou a responder, na média nacional, por 50% dos meios de pagamento das passagens de transporte público. Atualmente, o índice está em 35%. Para a entidade, é necessário atualizar as regras que tratam do benefício, em razão do seu potencial como instrumento de política pública da mobilidade urbana, para incentivar o uso do transporte coletivo.
Entre os benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores, o vale-transporte é o mais valorizado. É o que mostra a pesquisa Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho, estudo que é realizado há 10 anos na Europa e chegou ao Brasil, pela primeira vez, neste ano. O levantamento é encomendado pela empresa Edenred, detentora da marca Ticket, e realizado pelo Instituto Ipsos.
De acordo com o estudo, 62% dos entrevistados brasileiros esperam que os empregadores considerem o vale-transporte uma prioridade. A preocupação é tanta que o tema chega a superar o aumento salarial, também citado por 40% dos trabalhadores ouvidos pela pesquisa. Além disso, a satisfação com as vantagens oferecidas pelo benefício chega a 67%. 
Na análise por faixa etária, os que têm até 30 anos são aqueles que se dizem mais satisfeitos com o VT, num total de 77%. Entre os trabalhadores com mais de 45 anos, a satisfação chega a 63%. 
Fonte: Agência CNT de Notícias
Foto: Arquivo NTU
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo DAF XF ganha cor laranja e amplia opção de customização do modelo

Aurora Orange completa a gama de 13 cores disponíveis para o extrapesado O novo DAF XF, la…