Comuns nos meses de verão, as chuvas colaboram para o aumento de buracos nas ruas e estradas de todo o País. Por esse motivo, é preciso ficar atento às condições de dirigibilidade das vias para evitar que itens como o catalisador sejam danificados. De acordo com a Umicore, principal fabricante do componente no País, esse cuidado é necessário principalmente quando a peça está localizada sob o assoalho do veículo.
“Impactos causados por estradas desniveladas ou mal conservadas podem causar a quebra da cerâmica do componente em carros que possuem o catalisador nesta posição. Por isso, em casos de grandes choques é importante levar o veículo para uma revisão não só do catalisador, mas dos pneus, rodas e itens da suspensão”, recomenda Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore.
O catalisador é responsável por transformar os gases poluentes originados da combustão em substâncias inofensivas. A peça é desenvolvida para ter a mesma durabilidade do veículo, desde que a manutenção do automóvel seja feita da maneira correta, conforme as orientações da montadora, a fim de evitar que problemas em outros itens comprometam a eficácia do catalisador. Porém, quebras podem ocorrer dependendo da sua aplicação, como trafegar em vias muito esburacadas.
“Caso haja a necessidade de realizar a troca do catalisador, é importante verificar a procedência do componente, certificando se ele é homologado pelo INMETRO. O selo do Instituto é a garantia de que a peça é de qualidade”, diz Furlan.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW do Brasil disponibiliza abertura de porta pelo celular e smartwatch para Z4 e Série 1 M135i

BMW Digital Key para iPhone permite que os clientes da marca consigam abrir o carro pelo s…