O sistema anticapotamento tem sensores que fazem mais de 100 medições por segundo para controlar a estabilidade do veículo

O Ford EcoSport revolucionou o mercado e inaugurou a era dos utilitários esportivos compactos no Brasil com sua primeira geração. A geração atual, totalmente modificada, trouxe grandes novidades, incluindo as versões Storm e Titanium Plus com pneus Run Flat, que ajudaram a reforçar o seu pioneirismo e carisma. Sem dúvida, é um carro que tem muita história para contar – mas você conhece todos os detalhes desse ícone?

O novo vídeo da série Você Sabia? – veja aqui – destaca cinco atributos que contribuem para o excelente desempenho e versatilidade do EcoSport, reforçando a conexão com o estilo de vida esportivo e dinâmico de seus fãs.

A grade dianteira ativa, com aletas que se abrem e fecham automaticamente, é um dos pioneirismos do SUV. Ela permanece aberta em baixa velocidade para refrigerar o motor e se fecha quando a velocidade aumenta para reduzir o arrasto de ar, refinando a aerodinâmica, a performance e o consumo de combustível.
O EcoSport também foi o primeiro da categoria a contar com controle eletrônico de estabilidade e tração, com um sistema anticapotamento que monitora continuamente os ângulos de deriva e rolagem da carroceria. Os seus sensores realizam mais de 100 medições por segundo e, quando necessário, aplicam os freios individualmente e reduzem a potência do motor para ajudar a controlar o veículo.

Mas a boa dirigibilidade do EcoSport se deve também a outros fatores, que começam na montagem da carroceria na fábrica de Camaçari, na Bahia. Entre outras tecnologias, esse processo inclui um sistema de medição a laser de altíssima precisão – igual ao usado no Mustang – para garantir um alinhamento perfeito da parte dianteira do veículo.

Dentro da cabine, o SUV da Ford inovou também com outro item depois imitado pela concorrência: o porta-luvas climatizado. Ligado ao ar-condicionado, ele ajuda a conservar frescos desde água e alimentos até maquiagem. No porta-malas, o EcoSport traz um assoalho inteligente que permite três configurações diferentes e, quando se necessita de mais espaço, chega a 1.178 litros com o banco traseiro rebatido.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ford Fund doa 9.000 máscaras para comunidades de São Paulo em projeto que gera renda para costureiras

Em parceira com a Aldeias Infantis SOS Brasil, a iniciativa faz parte do projeto Costura S…