Home Notícias Volante sensorial da Jaguar Land Rover ajuda na segurança

Volante sensorial da Jaguar Land Rover ajuda na segurança

Comentários desativados em Volante sensorial da Jaguar Land Rover ajuda na segurança

Motoristas que não prestam atenção quando dirigem são as maiores causas de acidentes de trânsito

Um novo volante desenvolvido pela Jaguar Land Rover pode ajudar motoristas a manterem os olhos na estrada – usando o calor para avisá-los quando devem virar à esquerda ou à direita.

A pesquisa, em parceria com a Glasgow University, criou um “volante sensorial”, em que partes dele podem ser aquecidas ou resfriadas rapidamente para informar ao motorista onde fazer a curva, quando mudar de faixa ou quando se aproximar de um cruzamento. Isso pode ser útil quando a visibilidade está comprometida por conta de tempo ruim ou pelo traçado da estrada.

A tecnologia também foi aplicada para as alertas de troca de marcha atrás do volante, indicando quando o carro passa a andar de forma autônoma ou quando o motorista deve assumir o controle, preparando para o futuro, quando os carros autônomos forem finalizados.

A distração de motoristas é o maior contribuinte para acidentes de trânsito no mundo todo, eles representam mais de 10% dos acidentes fatais apenas nos EUA*. Os pesquisadores da Jaguar Land Rover sugeriram que os avisos térmicos poderiam ser uma forma de manter os motoristas atentos à estrada.

Os avisos acontecem nos dois lados do volante, indicando a direção da curva aquecendo ou resfriando rapidamente um lado, com uma diferença de, até, 6ºC. Para conforto, o motorista pode ajustar a oscilação de temperatura.

Os estudos mostraram** instruções que, baseadas em mudanças de temperatura, podem, também, ser usadas para situações com menos emergência, em que vibrações podem ser desnecessárias para chamar a atenção, por exemplo quando a gasolina está acabando ou avisos futuros, como pontos de interesse. Os avisos térmicos podem ser usados também em ocasiões em que avisos sonoros poderiam atrapalhar, como a reprodução de música na cabine ou durante conversas.

Alexandros Mouzakitis, gerente sênior de Electrical Research da Jaguar Land Rover disse: “Segurança é nossa prioridade número um na Jaguar Land Rover e estamos com o compromisso de melhorar constantemente nossos carros usando os desenvolvimentos tecnológicos mais avançados, se preparando para o negócio do futuro, os carros autônomos.

“O ‘volante sensorial’ faz parte dessa visão, com avisos térmicos capazes de reduzir o número de vezes que motoristas precisam tirar seus olhos da estrada. ”

“A pesquisa nos mostrou que as pessoas entendem facilmente as dinâmicas do aquecimento e resfriamento para indicar direções, e uma mudança brusca de temperatura pode ser a resposta perfeita para um aviso, sem necessidade de um áudio intrusivo ou vibrações. “

A pesquisa criada pela Jaguar Land Rover é parte de um estudo da PhD Patrizia Di Campli San Vito na Glasgow University como parte da Glasgow Interactive Systems Research Section (GIST).

Os modelos da Jaguar e Land Rover possuem uma vasta seleção de sistemas de apoio ao motorista – Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) – desenvolvidos para melhorar a segurança do motorista e do veículo, incluindo a nova geração do Head-Up Display (HUD) na Range Rover Velar. O Velar conta também com um volante com controles táteis para funções comuns, interagindo com o Interactive Driver Display, ajudando a reduzir as distrações para o motorista.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW i4 e iX são antecipados para Europa e confirmados para o mercado brasileiro

Modelos foram construídos sobre novas plataformas elétricas. O BMW i4 M50 é o primeiro car…