Motoristas que não prestam atenção quando dirigem são as maiores causas de acidentes de trânsito

Um novo volante desenvolvido pela Jaguar Land Rover pode ajudar motoristas a manterem os olhos na estrada – usando o calor para avisá-los quando devem virar à esquerda ou à direita.

A pesquisa, em parceria com a Glasgow University, criou um “volante sensorial”, em que partes dele podem ser aquecidas ou resfriadas rapidamente para informar ao motorista onde fazer a curva, quando mudar de faixa ou quando se aproximar de um cruzamento. Isso pode ser útil quando a visibilidade está comprometida por conta de tempo ruim ou pelo traçado da estrada.

A tecnologia também foi aplicada para as alertas de troca de marcha atrás do volante, indicando quando o carro passa a andar de forma autônoma ou quando o motorista deve assumir o controle, preparando para o futuro, quando os carros autônomos forem finalizados.

A distração de motoristas é o maior contribuinte para acidentes de trânsito no mundo todo, eles representam mais de 10% dos acidentes fatais apenas nos EUA*. Os pesquisadores da Jaguar Land Rover sugeriram que os avisos térmicos poderiam ser uma forma de manter os motoristas atentos à estrada.

Os avisos acontecem nos dois lados do volante, indicando a direção da curva aquecendo ou resfriando rapidamente um lado, com uma diferença de, até, 6ºC. Para conforto, o motorista pode ajustar a oscilação de temperatura.

Os estudos mostraram** instruções que, baseadas em mudanças de temperatura, podem, também, ser usadas para situações com menos emergência, em que vibrações podem ser desnecessárias para chamar a atenção, por exemplo quando a gasolina está acabando ou avisos futuros, como pontos de interesse. Os avisos térmicos podem ser usados também em ocasiões em que avisos sonoros poderiam atrapalhar, como a reprodução de música na cabine ou durante conversas.

Alexandros Mouzakitis, gerente sênior de Electrical Research da Jaguar Land Rover disse: “Segurança é nossa prioridade número um na Jaguar Land Rover e estamos com o compromisso de melhorar constantemente nossos carros usando os desenvolvimentos tecnológicos mais avançados, se preparando para o negócio do futuro, os carros autônomos.

“O ‘volante sensorial’ faz parte dessa visão, com avisos térmicos capazes de reduzir o número de vezes que motoristas precisam tirar seus olhos da estrada. ”

“A pesquisa nos mostrou que as pessoas entendem facilmente as dinâmicas do aquecimento e resfriamento para indicar direções, e uma mudança brusca de temperatura pode ser a resposta perfeita para um aviso, sem necessidade de um áudio intrusivo ou vibrações. “

A pesquisa criada pela Jaguar Land Rover é parte de um estudo da PhD Patrizia Di Campli San Vito na Glasgow University como parte da Glasgow Interactive Systems Research Section (GIST).

Os modelos da Jaguar e Land Rover possuem uma vasta seleção de sistemas de apoio ao motorista – Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) – desenvolvidos para melhorar a segurança do motorista e do veículo, incluindo a nova geração do Head-Up Display (HUD) na Range Rover Velar. O Velar conta também com um volante com controles táteis para funções comuns, interagindo com o Interactive Driver Display, ajudando a reduzir as distrações para o motorista.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Hyundai divulga imagem completa do sedã da nova geração do HB20

Assim como o hatch compacto, HB20S chega à sua segunda geração completamente renovado, mai…