A Volkswagen será a patrocinadora do Rally da Safra 2016, considerado o principal evento do País relacionado às colheitas de soja e milho. A 13ª edição da expedição terá a picape média Amarok como carro oficial e ocorrerá de 25 de janeiro a 20 de maio, passando por 11 estados, nas principais áreas de produção de soja e milho do País.
Oito equipes com pick-ups Amarok representarão as expedições que seguirão dois roteiros pelas principais safras do País, comprovando a capacidade operacional da Amarok, nas versões Highline e Trendline – ambas com a transmissão automática de oito marchas.
A força da inteligência
A Amarok Linha 2016 é a picape mais avançada tecnologicamente disponível no mercado brasileiro. Ela é a única na qual todas as versões são equipadas de série com sistema de freios ABS Off-road (exclusivo na categoria) com  distribuidor eletrônico da força de frenagem EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), sistema de controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina.
Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário, grande capacidade de carga e excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel. Entre as novidades presentes na Amarok Highline se destacam a disponibilidade, como opcionais, de faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e de airbags laterais, além do duplo airbag frontal de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas na lateral externa do encosto dos bancos dianteiros.
 
Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. Há também o aquecimento dos retrovisores externos (nas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor), que facilita as manobras e a condução em dias chuvosos. Como recurso adicional, a Amarok Highline dispõe de câmera de ré de série.
Ainda entre os itens inéditos de série das versões Trendline e Highline estão os  faróis de neblina com luz estática para conversão e o sensor de estacionamento dianteiro. A Amarok é oferecida em seis opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4×4 selecionável ou permanente, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.
Na versão S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4×4) e de dupla (tração 4×4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Sobre o Rally da Safra
O projeto ocorre desde 2004 e é um levantamento técnico privado que vai a campo para avaliar as condições das lavouras de soja e milho. A expedição é realizada entre janeiro e maio, durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita. O roteiro é escolhido com o objetivo de percorrer os principais polos produtores de soja e milho do País.
 
Durante a viagem, avalia-se a expectativa dos produtores e agentes do setor quanto à safra, identificar e avaliar tendências em investimentos, endividamento, comercialização, custos de produção, operacionalização das lavouras, infraestrutura de transporte e armazenagem e meio ambiente.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Executivas assumem novas funções de liderança em áreas estratégicas da Fiat Chrysler Automóveis na América Latina

Cristiani Campos assume Diretoria de Desenvolvimento de Novos Negócios; Cristiane Paixão a…