A Volkswagen do Brasil anuncia o mexicano Luis Fernando Pinedo Berros como o novo chefe da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Ele substitui Volker Germann, que esteve à frente da unidade paranaense nos últimos cinco anos e recentemente assumiu o cargo de diretor de produção  da fábrica de Changchun, na China. A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais é responsável pela produção do Novo Golf e modelos da família Fox (Fox, CrossFox e SpaceFox).
Luis Fernando Pinedo tem mais de 40 anos de experiência na Indústria Automotiva, é graduado em Administração pelo IPADE (Instituto Panamericano de Alta Empresa) e Engenharia Mecânica e Elétrica pela Universidade La Salle, e iniciou sua carreira na Volkswagen México em 1991, na área de Estamparia. De 1995 até 2000, atuou na Volkswagen Argentina nas áreas de Planejamento de Manufatura, Disposição Logística e Armação. Em 2000, retornou à Volkswagen México, onde atuou como responsável pela fábrica do lado oeste do complexo industrial de Puebla.
Produção do Novo Golf na fábrica de São José dos Pinhais
Em janeiro de 2016, a Volkswagen do Brasil anunciou o início da fabricação do Novo Golf na fábrica do Paraná, o primeiro modelo produzido no País na estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Novo Passat e o Golf Variant.
Para o início da fabricação do Novo Golf, a Volkswagen do Brasil investiu na modernização da fábrica de São José dos Pinhais, com a ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração. Na Armação, onde é feita a montagem da carroceria, foi construída uma nova linha com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.
A Pintura também recebeu novos robôs e na Montagem, foi instalado um novo Fahrwerk – equipamento onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como “casamento”, permitindo que os modelos da família Fox e Novo Golf sejam produzidos na mesma linha, fato inédito no Grupo Volkswagen. Mais de 2.000 empregados participaram de programas de qualificação profissional, para assegurar a excelência da mão de obra na produção do modelo.
O Novo Golf nacional, que começou a chegar às concessionárias neste ano, tem qualidade e tecnologia globais e traz novos recursos de tecnologia e oferta de equipamentos reestruturada em linha com as necessidades e aspirações do consumidor brasileiro. É o primeiro modelo nacional a ser equipado de série, em todas as versões, com sete airbags, controle de tração, controle eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e freios com sistema de frenagem Automática Pós-Colisão.
 
Entre as principais novidades estão os novos conjuntos mecânicos, que passam a contar com motores 1.4 TSI BlueMotion Technology Total Flex de 150 cv (versão Highline) e o novo motor 1.6 MSI Total Flex de 120 cv (versão Comfortline), que podem ser associados às transmissões manuais ou automáticas com função Tiptronic. O Golf GTI é oferecido com o conjunto mecânico formado pelo motor 2.0 TSI de 220 cv e a transmissão DSG automática de seis marchas com função Tiptronic. Outros destaques são os novos sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ford Fund doa 9.000 máscaras para comunidades de São Paulo em projeto que gera renda para costureiras

Em parceira com a Aldeias Infantis SOS Brasil, a iniciativa faz parte do projeto Costura S…