A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté adotou medidas que proporcionaram a economia de 250.000 litros de água anualmente no Centro de Testes de Veículos. A ação está alinhada ao programa global “Think Blue. Factory.”, que visa a redução de 25% no consumo de energia e água e na geração de resíduos, CO2 e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen. Para chegar a esse resultado, o processo foi aperfeiçoado, com a realização de três ações: a instalação de um filtro de areia, a modernização de esguichos e a instalação de uma nova canaleta.
Diariamente, são realizados de 3 a 4 testes na cabine, com a utilização de aproximadamente 10 mil litros de água por avaliação. Além da instalação do filtro de areia, que proporciona uma água permanentemente limpa, pronta para reúso na cabine de testes de estanqueidade, a entrada da cabine recebeu a instalação de uma nova canaleta que permite o escoamento do excesso de água direto para o tanque de reúso, no subsolo da cabine.
Outra ação que contribuiu para a redução foi a modernização dos esguichos que liberam a água utilizada no teste. Com o novo dispositivo, os jatos d’água são direcionados na pressão e vazão adequadas e menos pulverizados, gerando menos névoa e possibilitando a avaliação da estanqueidade dos veículos com a utilização de um menor volume de água.
“A Volkswagen do Brasil tem como compromisso incentivar atitudes ambientalmente corretas dentro e fora de suas fábricas. Iniciativas como essa, que visam a economia de recursos nos processos, agregam ainda mais valor à gestão de nossos negócios, contribuindo diretamente para um crescimento sustentável da empresa”, destaca o diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil, Richard Schwarzwald.
Sistema de reúso
Nos últimos 11 anos, graças ao sistema de reaproveitamento de água industrial, que recupera e reutiliza a água usada em suas instalações, a fábrica de Taubaté fez o reúso de cerca de 3,38 bilhões de litros do recurso.
A quantidade de água reciclada pela Volkswagen em Taubaté equivale ao consumo de aproximadamente 50 mil pessoas por ano, quantidade que seria capaz de abastecer por cerca de um ano uma cidade como Campos do Jordão (SP), considerando o consumo médio de água por habitante no Estado de São Paulo, de 187,97 litros por dia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades referente a 2013.
“Think Blue.”
Com a meta de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo, a Volkswagen lançou em 2010 a iniciativa global “Think Blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Com o conceito “Think Blue.”, a Volkswagen também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade. O conceito “Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros cada vez mais eficientes. O conceito “Think Blue. Factory.”, por sua vez, é aplicado ao processo produtivo da empresa e que tem como metas a redução de 25% no consumo de energia elétrica e térmica, água, geração de resíduos, CO2 e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

FCA apresenta promoções de Black Friday para suas marcas de lifestyle: fiatwear, Jeep Gear e Ram Store

fiatwear tem itens a partir de R$ 15,96 A FCA apresenta para essa Black Friday descontos i…