\"\" 
 
A pick-up compacta Volkswagen Saveiro ganhou novo visual em sua linha 2014. O veículo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.
 
Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro que, tem design esculturado exclusivamente para a pick-up, com uma "musculatura" adicional nas extremidades, reforçando a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário.
 
Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus usuários.
 
A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida.
 
A pick-up compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o reconhecido motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas. Essa combinação de motor e transmissão é capaz de atender amplamente a todos os requisitos de uso do utilitário, tanto como veículo de transporte pessoal quanto como carro de trabalho.
 
\"\"
 
O lançamento da Nova Saveiro é acompanhado por uma reformulação nos pacotes de equipamentos opcionais oferecidos às diversas versões. Os itens foram reagrupados, reduzindo o número de combinações, tornando mais fácil a escolha pelo cliente.
 
Em sua versão de entrada, tanto na opção cabine simples como na estendida, a Nova Saveiro, além das substanciais mudanças no para-choques, capô e para-lamas, traz de série novos faróis com moldura escurecida. Os compradores que optarem pela Nova Saveiro com o pacote Trend irão contar com os novos faróis de parábola dupla, também com moldura escurecida. Nessa opção, o conjunto do para-choque dianteiro tem a mesma cor da carroceria, enquanto a nova grade do radiador é pintada em preto brilhante, trazendo friso cromado.
 
Saveiro Cross com visual mais radical
 
\"\"
 
Modelo topo de linha da Saveiro, a versão aventureira da pick-up compacta da Volkswagen teve o design alinhado à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo, caracterizada pela impressão de robustez e agilidade e uma elegância pouco comum em veículos com a mesma proposta, alcançada pelo equilíbrio dos elementos visuais que deixam clara sua disposição off-road.
 
As mudanças visuais na Saveiro Cross são perceptíveis principalmente na parte dianteira, que ganhou novo para-choque, exclusivo para o modelo, com aplique central, incorporando os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e com a borda inferior também destacada em cromo. A grade do radiador, tipo colmeia, com friso cromado, também é nova e vem pintada em preto brilhante, trazendo com destaque o logotipo "CROSS".
 
Nova arquitetura eletrônica
 
A Nova Saveiro conta com a nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a adição de uma grande variedade de dispositivos e funções de conveniência e, principalmente, segurança. Entre esses últimos está o detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, facilitando a saída ou o eventual socorro aos ocupantes do carro. A picape também conta com o Emergency Stop Signal que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás.
 
Outro sistema importante é o ECO Comfort, que auxilia o motorista a guiar de forma econômica através de recomendações que aparecem no painel, lembrando para fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver funcionando ou não acelerar quando o carro estiver parado. Nas versões com sensores de aproximação traseiros, o novo rádio mostra uma visão gráfica do veículo que indica a aproximação dos obstáculos através de uma barra, juntamente com um sinal sonoro.
 
Também conveniente, o "Comfort Blinker" exige apenas um ligeiro toque na alavanca do indicador de direção para acionar o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista. A nova arquitetura também permite a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.
 
A Nova Saveiro oferece opcionalmente novo sistema de som global do Grupo Volkswagen – o mesmo oferecido para o Novo Gol e o Novo Voyage. Com visual moderno e acabamento requintado em preto brilhante, o novo aparelho tem rádio AM/FM e CD/MP3 player. Além disso, o sistema conta com entradas Auxiliar, USB e com interface para iPod – os recursos estão todos localizados na parte frontal do rádio, o que facilita sua utilização.
 
História
 
A trajetória de sucesso da Saveiro começou em julho de 1982, quando o modelo chegou ao mercado. Ao longo de todos os seus 30 anos de existência, a pick-up compacta passou por um processo permanente de aperfeiçoamento, abrangendo desde atualizações no design e alterações internas na cabine, visando maior conforto dos ocupantes, a mudanças mecânicas e estruturais, além da constante introdução de novos equipamentos e tecnologias.
 
Derivada do Gol – o primeiro carro brasileiro projetado para dar origem a uma completa família de veículos –, em sua primeira versão a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³, com quatro cilindros em linha, com câmbio manual de cinco marchas.
 
Em 1994, a Saveiro ganhou direção hidráulica, inicialmente como item opcional para a versão GL. Em 1997, toda a linha da picape passou a contar com injeção de combustível eletrônica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.
 
Totalmente renovada em 2009, a Saveiro compartilha com o sedã Voyage a mesma plataforma da quinta geração do Gol. A Saveiro trouxe como novidade em seu lançamento a disponibilidade da cabine estendida, que proporciona um espaço interno atrás dos bancos, para transporte de bagagem ou volumes com maior segurança.
 
Atualmente a pick-up compacta é o quarto veículo mais vendido pela Volkswagen do Brasil e o comercial leve mais vendido pela Volkswagen no Brasil.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Volkswagen celebra produção de 200 mil Polo e Virtus

Os modelos iniciaram a maior ofensiva de produtos da marca Os modelos Polo e Virtus acabam…