Certificação é concedida pelo Top Employers Institute após auditoria independente que avalia 600 processos e programas de RH.

A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Top Employer 2019, o mais importante reconhecimento internacional da excelência de uma empresa na gestão de pessoas. A Marca é a única entre as montadoras do País a receber neste ano a certificação, concedida pelo Top Employers Institute, instituição independente que atua em 118 países, após uma auditoria que avalia 600 processos e programas de Recursos Humanos.

“A conquista do Top Employer 2019 evidencia a excelência de nossas práticas de Recursos Humanos e a importância fundamental das pessoas em nossa estratégia de negócios. Mostra que a Nova Volkswagen que estamos construindo, além de promover a maior ofensiva histórica de produtos no País, representa uma profunda transformação cultural em nossa empresa”, explica Marcellus Puig, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Além do Top Employers, a Volkswagen do Brasil recebeu recentemente outro reconhecimento externo importante. Foi eleita entre as 10 empresas mais desejadas para se trabalhar na pesquisa Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas, realizada em 2018 pela consultoria Mercer e publicada pelo jornal Valor Econômico. O levantamento, realizado entre abril e agosto de 2018, envolveu 55 mil profissionais de 139 empresas.

Confira destaques da VW na gestão de pessoas:

Carreira & Gestão de Sucessão

A VW conta com o programa MDR (Management Development Review), que identifica os empregados High Potentials – com potencial para ocupar função executiva nos próximos anos – e oferece um programa de treinamento estruturado. São eventos de desenvolvimento do RH, encontros com executivos, cursos, entre outras atividades.

Hackathon

A VW promoveu com sucesso em 2018 o seu 1º Hackathon! Trata-se uma maratona de trabalho em que 72 empregados High Potentials criaram sete projetos inovadores para a empresa. Foram 32 horas ininterruptas de trabalho com muita energia, motivação, engajamento e espírito de time.

Acordos coletivos de longo prazo

A Volkswagen conta com acordos coletivos de longo prazo com os Sindicatos que permitem a flexibilização da jornada, adequando as horas trabalhadas à demanda de mercado.

Planejamento da Força de Trabalho

O RH da VW atua com excelência na gestão da força de trabalho, contratação, promoção e sucessão de seus executivos.

Ações da Nova VW

Em ações de reconhecimento, a VW convida empregados para participar dos grandes momentos da empresa, como lançamentos de veículos. A Marca também promove ações especiais de lançamento e test-drive em todas as suas fábricas.

Comunicação Interna Digitalizada

Na VW do Brasil, a comunicação com os empregados é feita na velocidade da era digital! Para isso, a empresa conta com o aplicativo para celular VW&Eu, que divulga notícias da empresa e oferece os mais diversos serviços de RH (holerite, férias, banco de horas, transportes, vagas internas – com a possibilidade de se candidatar pelo App etc). O VW&Eu também conta com assistente de voz com inteligência artificial IBM Watson para tirar dúvidas sobre processos e rotinas do RH.

A empresa tem também outros canais digitais como o Fique Conectado, uma rede de monitores de TV para comunicação com empregados na produção; o Fique Ligado, newsletter que divulga notícias da VW em tempo real; e o Portal VW, uma plataforma interna de serviços, sistemas e notícias.

Diversidade

A VW trabalha a diversidade. Exemplo disso é o estímulo ao crescimento da participação de mulheres em cargos de liderança, inclusive na Produção, em linha com a estratégia global de fortalecer a Diversidade, iniciando pela igualdade de gêneros. Em 2015, elas exerciam 8,9% dos cargos de gestão. Em 2018, ocuparam 12%. Para 2025, a meta é chegar a 14%.

Ética e Integridade

A VW trabalha fortemente a transformação cultural da empresa, fortalecendo a integridade, ética, transparência e compliance. A Integridade tem sido tema de convenção, campanhas, workshops, treinamentos, entre outras atividades junto aos empregados.

Programa “Mais Saúde VW”

A VW oferece diversos programas e ações para cuidar da saúde física, mental e social de seus empregados, apoiando também familiares. Entre eles estão o Curso de Orientação à Gestante, Sala de Apoio à Lactante (para coleta e armazenamento de leite materno), Saúde do Viajante (empregados que viajam a trabalho ou são transferidos), Programa de Dependência Química e o AIDS Care.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Bom funcionamento do alternador evita problemas na bateria sob uso diurno dos faróis

Veículos sem operação automática, ou desprovidos do sistema de alerta, requerem a atenção …