12 títulos em quatro anos – quatro de Pilotos, quatro de Navegadores e quatro entre Construtores: a Volkswagen realiza mais uma incrível temporada no Campeonato Mundial de Rali (WRC) e conquista o tetracampeonato na categoria com uma prova de antecipação. A vitória de Sebastien Ogier/Julien Ingrassia no Rali da Grã Bretanha, ocorrido no último fim de semana, garantiu o título à equipe, que não pode mais ser superada na somatória de pontos (são 355 pontos, contra 285 pontos da segunda colocada).
Foi a sexta vitória da dupla Ogier/Ingrassia no campeonato 2016, a quarta seguida. Os finlandeses Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila e os noruegueses Andreas Mikkelsen/Anders Jæger venceram um rali cada este ano, até o momento. A Volkswagen passa assim ao seleto “clube” dos construtores a vencer os três títulos por quatro anos seguidos.
 
“É um enorme sucesso para a Volkswagen”, afirma Dr. Frank Welsch, membro do Board da divisão de Carros de Passeio da Volkswagen responsável por Desenvolvimento, que recebeu o troféu de Construtores pela vitória no País de Gales. “O Polo R WRC e a equipe Volkswagen Motorsport entram para a história do esporte com o quarto título seguido. Considerando-se a força de nossos rivais, esse sucesso só foi possível graças ao esforço e ao comprometimento de toda a equipe, com cada membro dando seu melhor. Parabéns e obrigado a toda a equipe.”
Oito vitórias em 12 ralis – a última não apenas coroa uma temporada incrível, mas também quatro anos muito especiais. Foram ao todo 42 vitórias em 51 ralis desde a estreia no Rali de Monte Carlo de 2013, o que torna o Polo R WRC o carro mais bem sucedido da história do WRC. O carro de rali de Wolfsburg tem 85 pódios em seu nome.
 
Sebastien Ogier e Julien Ingrassia venceram novamente o Rali da Grã Bretanha em 2016, feito que já haviam realizado em 2013, 2014 e 2015. O rali deste ano teve fatos pitorescos entre os “velhos conhecidos”. Neblina matinal e estradas lamacentas de cascalho são familiares. Chuva fraca, sol eventual e temperaturas acima de 10°C são menos familiares. A condição nos 22 estágios que compõem o rali estavam muito escorregadias e exigentes, como se espera no País de Gales. Ogier/Ingrassia lideraram desde os estágios iniciais e conseguiram tirar proveito da pequena vantagem de abrir os trechos por serem líderes do campeonato.
O Campeonato Mundial de Rali (WRC) segue agora para sua última etapa este ano, na Austrália, entre os dias 17 e 21 de novembro. Quatro pilotos/navegadores brigam pela segunda posição, incluindo a dupla Andreas Mikkelsen/Anders Jæger, da Volkswagen. Os noruegueses estão em terceiro, 14 pontos atrás da dupla segunda colocada. Na última etapa há ainda 28 pontos a serem disputados.
A temporada 2017 do Campeonato Mundial de Rali (WRC) começa com o Rali de Monte Carlo, entre 20 e 22 de janeiro.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Porsche atinge recorde de veículos entregues em um mesmo ano no Brasil

A Porsche entregou 2.130 automóveis no mercado brasileiro nos primeiros nove meses de 2020…