A Volkswagen Financial Services, maior financeira de montadora do País, segundo ranking do Banco Central, figura, pela terceira vez, entre as 150 da lista “GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, elaborada pelo Great Place to Work®, em parceria com a revista Época.
Foram mais de 1.500 organizações avaliadas, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas com os funcionários, além de uma análise do GPTW segmentada em nove pilares – Contratar e Receber; Inspirar, Falar; Escutar; Agradecer; Desenvolver; Cuidar; Celebrar; e Compartilhar. O resultado é o ranking das melhores empresas, um padrão de excelência para a definição de excelentes ambientes de trabalho, captando um diagnóstico do dia a dia das organizações.
“Estar presente nessa lista é um reconhecimento dos funcionários pelos esforços que a Volkswagen Financial Services vem fazendo nos últimos anos para ser um dos melhores lugares para se trabalhar. É um trabalho que realizamos pensando no futuro e que demonstra a solidez das nossas práticas”, comenta Marco Aurélio de Castro, superintendente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da VWFS.
Outro destaque foi a adesão de 94% dos colaboradores da companhia à pesquisa. O resultado é superior à expectativa do GPTW, de 70% a 80% de participação, dentre as empresas avaliadas. “Mesmo em um ano sensível para o País e, principalmente para o setor automotivo, os profissionais seguiram engajados, acreditando na transparência e nas ações da VWFS para o seu desenvolvimento e para que, juntos, alcancem as metas traçadas. Tudo isso está alinhado ao mapa estratégico da companhia no Brasil e ao plano global do Grupo Volkswagen para o contínuo aprimoramento do clima organizacional”, ressalta o executivo.
Investindo no bem-estar
A boa colocação é fruto de um pacote de iniciativas visando ampliar o bem-estar e, consequentemente, a produtividade. Uma das mais expressivas foi uma remodelagem completa do edifício da matriz, em São Paulo (SP), orçada em R$ 25 milhões. A necessidade, identificada por meio de uma pesquisa interna, contemplou uma série de ações de modernização e readequação das instalações. Ocorreram as renovações da rede elétrica e das redes de dados e voz, com mais de 200 km. Foram revestidos 15 mil m² de área, entre pisos, forros e paredes, e cerca de 2 mil luminárias instaladas, com 4.200 lâmpadas LED e fluorescentes, resultando na economia de 20% de energia. A companhia ainda adquiriu 1.875 novas cadeiras e dobrou o espaço da academia de ginástica dos colaboradores, aumentando a capacidade para 500 pessoas.
Líder entre instituições financeiras de montadoras
A VWFS também se destacou no anuário Época Negócios 360º, figurando na lista das 300 melhores empresas do Brasil, sendo a única instituição financeira ligada a uma montadora do ranking.
A publicação, fruto de parceria com a Fundação Dom Cabral e com a Boa Vista SCPC, faz um minucioso e inédito levantamento da administração das empresas no Brasil, levando em conta seis dimensões distintas – desempenho financeiro, governança corporativa, capacidade de inovar, visão de futuro, práticas de RH e responsabilidade socioambiental.
O anuário ainda traz o ranking dos 100 maiores bancos por ativo total, no qual são considerados dados como patrimônio líquido, lucro líquido e resultado operacional, entre outros. Por esses critérios, a Volkswagen Financial Services, por meio do Banco Volkswagen, conquistou o 21º lugar, sendo o 1º entre os bancos ligados a uma montadora.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…