A preocupação com a saúde e com a qualidade de vida dos colaboradores é uma aposta cada vez maior das empresas para aprimorar o clima organizacional, gerar motivação e ampliar a sinergia entre os funcionários. E, como consequência, aumentar a produtividade e fomentar o negócio.
A Volkswagen Financial Services, maior financeira de montadora do País, segundo ranking do Banco Central, criou uma saudável competição interna que premia e estimula o cuidado com a saúde. É o Programa Viver Saudável – Fitness, no qual os colaboradores inscritos realizam exames clínicos com caráter preventivo, praticam atividades físicas e são incentivados a adotar bons hábitos alimentares. Todas as atividades ficam sob a supervisão da área de Recursos Humanos, por meio do ambulatório, com acompanhamento de médicos, enfermeiros e nutricionista.
O programa, que está em sua segunda edição, além de melhorar a performance dos que já praticavam exercícios, é um incentivo para os que levam uma vida sedentária e com uma dieta não adequada.
O resultado foi um impacto direto no desempenho diário, trazendo ganhos como a redução da ansiedade e mais disposição para a realização das tarefas, contribuindo também para a motivação dos profissionais. Mais um ponto positivo foi a oportunidade de ampliar a integração entre as diversas equipes, melhorando o relacionamento interno e, consequentemente, a produtividade. Os participantes ainda se tornaram referência para outros colegas seguirem por esse caminho, e a instituição também aprimorou a questão de saúde ocupacional.
“Com a rotina apressada, muitos acabam não se preocupando com a qualidade de vida e em como isso pode influenciar seu dia a dia. Por conta disso, criamos o programa para mudar esse cenário. Iniciativas voltadas ao bem-estar têm muito a agregar aos profissionais e ações como o Programa Viver Saudável – Fitness são a prova disso. A promoção da saúde interna é um dos nossos pilares e uma maneira de retribuir a dedicação diária do colaborador. Acreditamos que é com equipes saudáveis, motivadas e felizes que seguiremos superando os desafios e as metas traçadas”, comenta Marco Aurélio de Castro, superintendente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Volkswagen Financial Services.
As ações promovidas pela financeira contribuem para resultados em diversas áreas, tanto que, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas com os empregados, pela terceira vez, a empresa se posicionou entre as 150 da lista “GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, além de ter figurado no anuário Época 360º de 2016 como uma das maiores empresas do País.
Como funciona
O Programa Viver Saudável – Fitness está estruturado em duas categorias: evolução, para quem deseja sair do sedentarismo e melhorar a saúde; e performance, para aqueles que já praticam atividades físicas e pretendem evoluir ainda mais. Em ambas, os funcionários devem se submeter a avaliações clínicas e nutricionais, e participar de eventos esportivos, como caminhada, corrida de rua, ciclismo ou natação, recebendo pontos para cada etapa realizada.
O colaborador também pode pontuar se inscrevendo para o Grupo de Corrida da Volkswagen Financial Services, com acompanhamento durante a corrida e orientações após. Ao fim do programa, todos os participantes recebem um certificado e o Fitness Book, com a evolução de seu desempenho. Os três primeiros colocados ganham um troféu e um voucher com produtos esportivos. 
Acompanhamento próximo
Os colaboradores da Volkswagen Financial Services, independentemente da participação no programa, contam com o suporte diário de uma nutricionista, que auxilia os empregados com problemas de saúde (como diabetes, pressão alta e sobrepeso) ou que desejam perder peso a elaborar dietas que atendam às necessidades médicas e nutricionais individuais.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fórmula E: Di Grassi: “Somente com inovação e tecnologia alcançaremos um futuro com zero carbono”

Lucas Di Grassi, piloto da ABB FIA Fórmula E, tem um grande compromisso com o futuro do pl…