Primeiro modelo da família de elétricos apresenta balanço neutro de CO2 e impressiona com alto prazer ao dirigir

A Volkswagen e seus clientes estão embarcando numa nova era de mobilidade ambientalmente amigável e irão mostrar o ID.3 totalmente elétrico no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2019. O primeiro modelo da linha de produtos MEB para veículos elétricos apresenta balanço neutro de CO2 e impressiona com os altos níveis de dinamismo de condução característicos dos carros elétricos. Ele foi totalmente interconectado e, na edição especial ID.3 1ST, permite autonomias com propulsão elétrica de até 420 quilômetros (WLTP), inicialmente com três versões de equipamento.

Todos os modelos ID.3 1ST trazem a versão de bateria mais popular, que disponibiliza um conteúdo de energia útil de 58 kWh. A versão de produção em série também oferecerá mais tarde uma opção menor de bateria, com conteúdo energético de 45 kWh e autonomia de até 330 quilômetros, assim como uma bateria maior, com 77 kWh e autonomia máxima de 550 quilômetros. Graças à sua rápida capacidade de carga, com uma tomada de 100 kW é possível recarregar o ID.3 1ST com energia suficiente para cobrir uma distância de aproximadamente 290 quilômetros (WLTP) – uma autonomia consideravelmente maior do que era possível anteriormente no segmento dos veículos compactos.

A Volkswagen oferecerá uma garantia de oito anos ou 160.000 quilômetros para as baterias do ID.3, ressalvando assim sua longevidade. O ID.3 também mostra visualmente que é mais do que apenas um novo modelo. Seu design visionário indica claramente a nova era da mobilidade elétrica, enquanto seu arranjo espacial é beneficiado integralmente pelas vantagens de design proporcionadas por veículos movidos a eletricidade. Com dimensões externas comparáveis ao Golf, o ID.3 oferece um interior maior do que em qualquer outro veículo de sua categoria. Como na Alemanha o preço básico do modelo de produção em série ficará abaixo de € 30.000, o valor do carro será comparável ao de veículos compactos típicos, após a dedução dos subsídios governamentais antecipados.

Será um carro elétrico para as massas. É especialmente notável sua relação preço-autonomia única, que só é possível como resultado do consistente alinhamento estratégico da Volkswagen com os veículos elétricos e os efeitos de escala associados. O ID.3 será entregue na Alemanha a partir da metade de 2020.

Oportunidade para mobilidade com balanço neutro de CO2. O ID.3 não apenas apresenta um conceito de veículo totalmente novo, mas também dá a motoristas e passageiros a oportunidade de uma mobilidade com balanço neutro de CO2, desde que a bateria seja carregada sempre com energia naturalmente produzida. Consequentemente, o ID.3 personifica a nova declaração de missão de Volkswagen: “goTOzero”. Até 2050, o Grupo Volkswagen quer apresentar um balanço de CO2 totalmente neutro. Somente a marca Volkswagen investirá cerca de nove bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2023 e produzirá mais de dez milhões de veículos elétricos ao longo dos próximos dez anos. Mais de 20 modelos elétricos estão planejados. Com sua subsidiária Elli, o Grupo Volkswagen oferece hoje energia renovável. A Volkswagen está empenhada em estabelecer a infraestrutura de carga.

Primeiro veículo elétrico baseado na nova plataforma MEB. O ID.3 é o primeiro Volkswagen baseado na recém desenvolvida estratégia modular com propulsão elétrica, conhecida pela sigla MEB. Todos os futuros modelos ID. também serão oferecidos exclusivamente com propulsão totalmente elétrica. Esse sistema foi otimizado em torno da bateria, para alcançar máxima autonomia mantendo os custos no mínimo possível. Graças ao enfoque do projeto, também há numerosos benefícios em termos do conjunto, isto é, na disposição dos componentes de propulsão e unidades auxiliares, assim como na distribuição do espaço no interior do veículo. A propulsão elétrica do ID.3 consiste primariamente no motor síncrono com imã permanente, incluindo a eletrônica de potência e a caixa de transmissão, que foram integrados no eixo traseiro. Uma bateria plana de alta voltagem foi acomodada na parte inferior da carroceria para economizar espaço, assim como unidades auxiliares, como o compressor do ar-condicionado ou a cremalheira da direção, que foram integrados à dianteira do veículo. A eletrônica de potência controla o fluxo de energia de alta voltagem entre o motor e a bateria. Nesse processo, o sistema converte a corrente contínua (CC) fornecida pela bateria para corrente alternada (CA), para movimentar o motor.

O sistema elétrico de 12 V com corrente contínua é alimentado simultaneamente com baixa voltagem por um conversor CC/CC. A força é transmitida do motor para o eixo traseiro utilizando uma caixa de transmissão com uma marcha. O motor, eletrônica de potência e a transmissão formam uma unidade compacta. A posição da bateria na parte inferior da carroceria exerce um efeito positivo para as características neutras de dirigibilidade, já que torna o centro de gravidade do ID.3 muito baixo, como nos carros de corrida. O ID.3 também se caracteriza pela distribuição de pesos ideal entre os eixos dianteiro e traseiro. Em combinação com a tração traseira de série, isso resulta em excelente desempenho.

Primeiro modelo de uma família completa. O ID.3 é o primeiro veículo de uma família completa e todos os membros da gama Volkswagen ID. levarão sempre esta mesma designação. Seu objetivo é ajudar na introdução da mobilidade elétrica no mercado de massa. As iniciais ID. são indicadoras de design inteligente, identidade e tecnologias visionárias. Nesse processo, ID. não é apenas uma abreviação de um determinado termo, mas representa simbolicamente as várias propriedades reunidas nesses veículos: condução automática com emissão zero, operação intuitiva e conexão em rede personalizada.

Trazendo a sustentabilidade à vida. O ID.3 é o primeiro veículo da Volkswagen produzido com balanço neutro de carbono ao longo de toda a cadeia de suprimento. A sustentabilidade começa a surgir já na produção da bateria: consequentemente, as instalações para produção das células para as baterias do ID.3 utilizam exclusivamente energia produzida naturalmente, assim como a produção de componentes, manufatura da carroceria, instalações de pintura e da montagem do ID.3 na fábrica de Zwickau. A Volkswagen Saxônia é a fábrica piloto do ID.3. Ela está sendo abastecida externamente com energia renovável gerada por usinas hidrelétricas desde 2017. Mesmo assim, caso emissões de CO2 sejam inevitáveis ao longo da cadeia de suprimento, elas serão compensadas por investimentos em projetos de proteção do clima. Dessa maneira, as concessionárias poderão entregar o ID.3 para os clientes como um produto com balanço neutro de CO2.

Num esforço para manter um balanço neutro de CO2 durante o período de uso do carro, os motoristas do ID.3 podem fazer uso da abrangente gama de opções da subsidiária da Volkswagen Elli – que vai desde contratos para fornecimento de energia produzida naturalmente para residências a pontos de recarga em todas as 4.000 concessionárias e centros de serviços Volkswagen na Europa. Além disso, a joint venture Ionity, da qual a Volkswagen participa, pretende instalar 400 estações de carga ultrarrápida ao longo das principais estradas europeias até 2020, utilizando energia 100% renovável – desde que haja disponibilidade no respectivo país. A Volkswagen também está trabalhando num conceito para uso secundário para baterias de alta voltagem como parte de operações estacionárias. Mais do que isso, a empresa está desenvolvendo conceitos de reciclagem em círculo fechado para poder garantir as características de balanço neutro de carbono ao final da vida útil do veículo.

Energia gratuita para o ID.3 1ST. A Volkswagen WeCharge oferece aos compradores a opção de carregar seus veículos ID.3 1ST gratuitamente por um ano, desde o primeiro dia de registro do carro, até um máximo de 2.000 kWh. Isto se aplica a todas as estações de carga ligadas ao WeCharge, incluindo a rede Ionity, que soma mais de 100 mil pontos de carga em toda a Europa.

Design visionário. Graças ao seu DNA de design totalmente novo, o ID.3 é identificável imediatamente como um veículo com emissão zero – com o potencial de tornar-se um novo ícone automotivo. Mais do que tudo, sua inovadora mescla entre design e tecnologia posiciona o ID.3 no mesmo nível dos icônicos Fusca e Golf. Ele apresenta o design de uma nova era e interliga suas formas naturais e utilização intuitiva com o característico sorriso da Volkswagen. Projetado para um futuro eletrizante, ele traz uma nova qualidade de design à categoria dos veículos compactos graças à perfeição estética sem descontinuidades. Seguindo o conceito de que “a luz é o cromado do futuro”, por exemplo, o veículo usa iluminação LED em várias áreas para ressaltar o design do ID.3. Mais importante, o ID.3 envia um sinal: ele interage com as pessoas. Isso é coerente com um estilo claro e reduzido, a máxima precisão de todos os componentes, uma seção dianteira carismática, impactantes e carismáticas colunas C, superfícies fluidas e rodas enfáticas e expressivas com aros esportivos de liga leve com 18, 19 ou 20 polegadas que prometem uma experiência de condução completamente nova ao primeiro contato. “Com o ID.3, a Volkswagen está se voltando para o futuro”, explica Klaus Bischoff, Chefe de Design da marca Volkswagen. “O estilo natural e a experiência de uso absolutamente intuitiva demonstram uma nova maneira de pensar elétrica.”

Dianteira: olhe nos meus olhos. Um veículo elétrico não precisa de grandes entradas de ventilação. Consequentemente, quase tudo é modificado em termos de design da dianteira do carro. Com o Fusca e a Kombi, a Volkswagen é a marca automotiva cujo design original dispensava grades de arrefecimento voltadas para a frente. Outros detalhes, como os faróis, ganham assim uma importância primordial. No ID.3, os usuais faróis estáticos dão lugar a faróis interativos de matriz de LED com potência luminosa de 750 lúmens e controle Dynamic Light Assist do facho alto: uma câmera no para-brisa analisa a presença de usuários da via à frente, assim como o tráfego em sentido oposto. Com base nesses dados, o farol alto é ligado automaticamente em velocidade acima de 60 km/h e permanece ativado sem ofuscar o tráfego contrário. Isso melhora consideravelmente a iluminação da superfície e da lateral da estrada ao entardecer e à noite. Outro destaque dos faróis de matriz de LED é que, quando o motorista se aproximar de um ID.3 1ST estacionado, seus faróis irão “piscar” – um toque amigável e humano.

Lateral: novas proporções. Visto de lado, o ID.3 é claramente dominado por proporções completamente novas e um novo estilo. Seus curtos balanços só podem ser obtidos pela plataforma totalmente elétrica. A grande distância entre eixos alonga o veículo e cria uma forte presença. O design é dominado por altos níveis de precisão, clareza e uma força visionária. As superfícies fluídas abaixo da linha principal de design criam uma harmonia generalizada quase sensual. O adesivo em forma de diamante “ID. Honeycomb” na coluna C é um elemento de design marcante, inspirado pela colmeia de abelha, uma das formas mais impressionantes da natureza. As colmeias são superleves, extremamente estáveis e absolutamente sustentáveis, simbolizando assim a ideia básica da plataforma MEB. Seu design lembra o mesmo princípio da colmeia: sempre com uma estrutura idêntica e adequada a aperfeiçoamentos individuais a qualquer momento.

Traseira: perspectiva diferenciada. A tampa de vidro do porta-malas se destaca por sua cor escura. Ela se alonga por toda a largura do veículo. A grande janela traseira é definida nas laterais por elementos aerodinâmicos verticais. Na parte inferior, a seção é dividida pelos marcantes e finíssimos grupos de LED das lanternas traseiras, posicionados horizontalmente. O brilhante teto de vidro panorâmico deslizante/inclinável do ID.3 1ST emoldurado em preto é o maior de toda a linha de modelos da Volkswagen e não se limita a proporcionar uma visão do céu, mas também aumenta o espaço para a cabeça, contribuindo para uma nova sensação de espaço.

Dimensões compactas. O ID.3 utiliza a liberdade de design de um veículo elétrico numa forma totalmente sem limitações. De forma geral, ele tem aproximadamente o mesmo comprimento de um Golf, mas graças aos balanços mais curtos sua distância entre eixos é maior do que a de qualquer outro veículo em sua categoria. Traduzindo em números, isso significa que o ID.3 com quatro portas tem 4.261 mm de comprimento, 1.809 mm de largura e 1.552 mm de altura, com 2.765 mm de distância entre os eixos. Segundo a norma DIN, seu peso líquido mínimo é 1.719 quilogramas e a capacidade máxima de carga fica entre 416 e 541 kg, dependendo do equipamento do veículo. A seção da traseira tem meros 2,36 metros quadrados de área, resultando num coeficiente de arrasto (Cx) de 0,267. O diâmetro de círculo do ID.3 é 10,2 metros, comparável ao de um carro pequeno e adequado de forma ideal para ambientes urbanos. Quem desejar transportar sua bicicleta no ID.3 pode utilizar um engate de reboque especial apropriado não apenas para instalar um porta-bicicleta, mas também outros suportes de carga, com capacidade de carga vertical de 75 kg.

Conceito interno revolucionário. Sem túnel central no assoalho e com balanços menores, o interior Open Space do ID.3 oferece um espaço supreendentemente grande e estabelece novos parâmetros para a categoria dos veículos compactos, graças a uma sensação espacial comparável à do segmento médio inferior. Os cinco assentos do ID.3 1ST são complementados por um porta-malas com 385 litros de volume, localizado atrás da segunda fileira de bancos. Os passageiros viajando no ID.3 estarão num espaço móvel com um conceito, disposição e design completamente novos. A Volkswagen chama isso de Open Space (espaço aberto) – um espaço puro e arejado. A estrutura esculturada e fluida das superfícies foi inspirada por formas da natureza – um design biônico, em lugar da tecnologia racional. Graças às superfícies conformadas organicamente e a curvas suaves, o design dá ênfase à abertura.

Operação intuitiva. O ID.3 interage com o motorista e o meio-ambiente. O motorista saberá imediatamente e de forma intuitiva o que é o que no cockpit. Além do mostrador no cockpit, uma nova tela de toque com dez polegadas posicionada centralmente disponibiliza ao motorista todas as informações mais importantes. O sistema ID. Light auxilia o motorista durante a navegação com uma faixa de LED e pode, por exemplo, avisar para que freie em caso de qualquer perigo. Sistema head-up display opcional também projeta todas as informações importantes diretamente no para-brisa. Essa informação é posicionada visualmente como se estivesse entre três e dez metros à frente do veículo. Todos os controles, incluindo os localizados no volante multifuncional com ajuste elétrico, são operados através de funções de toque, através de botões sensíveis ao toque. Apenas os vidros elétricos e as luzes de alerta continuam a ser acionados por interruptores táteis. Tudo isso é suplementado por um controle vocal natural inteligente. O motorista ou os passageiros da frente podem conversar com o ID.3 simplesmente dizendo “alô, ID.”. O ID. Light indica visualmente a quem o ID.3 está respondendo no momento. Graças ao App-Connect, também é possível conectar o ID.3 a um smartphone em questão de segundos.

Assistência total. As funções de assistência são auxiliadas por uma câmara multifuncional instalada no para-brisa, que também pode identificar placas de trânsito. As funções de conforto e segurança do ID.3 incluem o Front Assist com Sistema de Frenagem de Emergência e Monitoramento de Pedestres, frenagem pós-colisão e sistema de manutenção de faixa Lane Assist, Assistente de Estacionamento incluindo sistema de câmera traseira e sistema de acesso sem necessidade de chave (Kessy Advanced) com maçanetas das portas iluminadas. Graças ao sistema Park Distance Control (Controle de Distância no Estacionamento) com frenagem em manobras, o sistema evita em grande parte problemas ao estacionar. A função pode evitar colisões iminentes ou diminuir a gravidade das colisões ao efetuar uma frenagem de emergência ao manobrar no último momento possível. O sistema freia o veículo até a parada total – ao dar ré, numa faixa entre 1,5 km/h e 10 km/h e, andando para a frente, em velocidades entre 2,5 km/h e 10 km/h.

Pura Infodiversão. O sistema multimídia do ID.3 traz um sistema de navegação que pode ser atualizado. A função de conveniência de telefonia também inclui a recarga de smartphones por indução. O sistema de som pode ser incrementado por um pacote Beats, que oferece uma atmosfera sonora de um concerto ao vivo, utilizando oito alto-falantes e um subwoofer.

Edição especial ID.3 1ST com três linhas de equipamento. O ID.3 1ST será oferecido em três configurações fixas, equipadas para atender típicas demandas dos clientes. Além disso, as cores do veículo e do seu interior também podem ser selecionadas. O ID.3 1ST é movimentado por um motor elétrico no eixo traseiro. Ele gera 150 kW e disponibiliza um torque máximo de 310 Nm. Consequentemente, o ID.3 1ST atinge uma velocidade máxima de 160 km/h. O ID.3 1ST traz uma bateria com conteúdo energético real de 58 kWh e tem uma autonomia elétrica de até 420 quilômetros, segundo a norma europeia WLTP. A bateria pode ser recarregada com uma saída máxima de carga de 11 kW (em corrente alternada) e 100 kW (corrente contínua). Com corrente contínua (CC), é possível recarregar o suficiente para cobrir uma distância de 290 quilômetros em 30 minutos.

A versão básica do ID.3 1ST inclui um sistema de navegação, um rádio digital DAB+, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços na dianteira, um cabo de carga Mode 2 e rodas de liga leve de 18 polegadas – comparável com o equipamento Comfort no segmento de veículos compactos.

O ID.3 1ST Plus traz adicionalmente um sistema de câmera de ré, Controlador de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo e o sistema Kessy Advanced de acesso e partida sem chave. O interior do ID.3 1ST Plus também inclui bancos especiais, um console central (incluindo duas conexões USB-C na traseira que podem ser fechadas com uma tampa tipo persiana e incluem iluminação), assim como iluminação ambiente. No exterior, janelas escurecidas, o pacote externo Style em prata, faróis de matriz de LED, lanternas laterais, luzes de freio, indicadores de direção e conjuntos de lanternas traseiras de matriz de LED, assim como rodas de liga leve de 19 polegadas também são parte do conjunto de equipamento.

A versão topo de linha, o ID.3 1ST Max, também inclui o display head-up com realidade aumentada, o sistema de som Beats, um grande teto de vidro panorâmico deslizante inclinável para ressaltar a sensação de espaço e rodas de liga leve de 20 polegadas. O equipamento é complementado por um sistema de manutenção de faixa com Emergency Assist (assistente de emergência), telefonia conforto incluindo carga de bateria sem contato com alta voltagem, bancos conforto, assoalho do porta-malas nivelado e grandes rodas de liga leve com 20 polegadas.

Três tamanhos de bateria no lançamento da produção em série. No lançamento da produção em série, o ID.3 será oferecido com três tamanhos de baterias. O modelo ID.3 1ST edição especial é baseado na versão de bateria de médio alcance.

Ele será complementado mais adiante por uma versão básica. Sua bateria entrega um conteúdo energético útil de 45 kWh e permite uma autonomia elétrica de até 330 quilômetros (norma WLTP). A bateria pode ser recarregada com uma saída máxima de carga de 7,2 kW (em corrente alternada) e 50 kW (corrente contínua). Carga com 100 kW CC também é oferecida como opcional. O modelo básico do veículo também atinge 160 km/h de velocidade máxima.

O conteúdo útil da maior versão de bateria é 77 kWh e a autonomia com eletricidade é de até 550 km (WLTP). A bateria pode ser carregada numa fonte de corrente alternada (CA) com saída máxima de 11 kW e com até 125 kW numa fonte de energia com corrente contínua (CC).

Autonomia para as necessidades do cliente. As previsões de autonomia foram determinadas através da realização do ciclo de teste para veículos leves (WLTP) em bancos de prova. A autonomia real em aplicações práticas varia em função de fatores como estilo de condução, velocidade, uso de equipamentos de conveniência e auxiliares, temperatura externa, número de ocupantes, peso levado no veículo e a topografia. Dependendo do perfil de uso, 80 por cento dos motoristas serão capazes de cobrir entre 230 e 330 quilômetros com a menor versão de bateria (45 kWh líquidos), entre 300 e 420 quilômetros com a versão de bateria de médio alcance (58 kWh líquidos) e entre 390 e 550 quilômetros com a bateria maior (77 kWh líquidos) sem precisar de recarga. O limite de alcance inferior, consequentemente, também cobre viagens em velocidades de estrada moderadas e viagens no inverno em baixa temperatura ambiente. Não é preciso dizer que deslocamentos em ambientes urbanos, em particular, permitem uma autonomia maior do que a estabelecida pelo WLTP.

Carga prática com a Volkswagen wallbox. No lançamento do ID.3, a Volkswagen está oferecendo estações de carga para uso doméstico. A ID. Charger estará disponível em duas versões, gerando diferentes saídas para carga. A estação de carga também é disponível, opcionalmente, com link de dados e acesso remoto e, se necessário, também com um medidor de consumo de eletricidade integrado. Dependendo da versão, as unidades também incluem funções de conectividade, como controle por aplicativo ou manutenção remota. Uma vez instaladas, os motoristas de ID.3 podem consequentemente conectar e carregar o carro de forma simples e prática durante a noite. Em termos de preços, todas as wallboxes serão oferecidas por valores significativamente abaixo dos comumente vigentes no mercado atualmente.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Veja também

Nova geração do HB20 chega a partir de R$ 46.490

Completamente renovado, modelo traz inédito motor 1.0 Turbo GDI com injeção direta de comb…