\"\"Executivos da Volkswagen Brasil se reuniram em São Carlos para inaugurar a nova área de usinagem da empresa. Com investimento de R$ 90 milhões, a ampliação elevou a capacidade de produção diária de 3.300 para 3.800 motores.
 
O evento, que também comemorou a marca de 7 milhões de motores produzidos na unidade sãocarlense, foi prestigiado por autoridades como o deputado federal Newton Lima (PT-SP), o prefeito Oswaldo Barba, além de secretários municipais e vereadores.
 
Inaugurada em 1996, a unidade de São Carlos é a terceira maior fábrica de motores do Grupo Volkswagen, atrás somente das plantas de Salzgitter (Alemanha) e Györ (Hungria). A planta sãocarlense emprega 800 trabalhadores diretos e 400 prestadores de serviço e, atualmente, a fábrica produz 46 modelos diferentes (de 1.0, 1.4 e 1.6 litro) de motores, que equipam 11 modelos de veículos. “O investimento na unidade de São Carlos está alinhado ao crescimento da Volkswagen no Brasil e irá contribuir para o grupo atingir as metas globais de conquistar a liderança mundial no mercado de automóveis, salientou o diretor da fábrica da Volks em São Carlos, Andreas Hemman.
 
O deputado federal Newton Lima (PT-SP) lembrou que a instalação da fábrica da Volkswagen em São Carlos ocorreu no período em que era reitor da UFSCar. Durante os anos em que atuou como prefeito do município (2001/2008), o parlamentar acompanhou de perto o processo de evolução da planta sãocarlense. “O crescimento da linha de produção, as certificações ISO, enfim, cada conquista desta fábrica foi acompanhada e comemorada pela Prefeitura”.
 
Ele também salientou a importância da Medida Provisória nº 563, elaborada pelo Governo Federal com o propósito de ampliar as ações do Plano Brasil Maior voltadas ao aumento da competitividade da indústria nacional. Na qualidade de presidente da Comissão Especial Mista que analisa o tema, Newton Lima falou que o setor automotivo é um dos segmentos industriais beneficiados com a desoneração da folha de pagamento e com incentivos à inovação tecnológica da cadeia produtiva. “A MP será votada na semana que vem e tenho certeza que em breve será transformada em lei. Desta forma, estaremos ajudando a Volks no Brasil e, em particular, esta fábrica de São Carlos, que poderá se tornar a maior fábrica de motores da Volkswagen”, destacou o deputado.  
 
NOVOS INVESTIMENTOS – O diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen Brasil, Antonio Megale, também anunciou que a fábrica ganhará uma nova linha de montagem de motores (em construção), o que irá ampliar em 60% a área construída da planta sãocarlense. “Acreditamos muito no Brasil, por isso estamos preparando o futuro com novos investimentos, que irão trazer mais empregos e novas tecnologias à fábrica da Volkswagen em São Carlos”, ressaltou Megale.
 
O prefeito Oswaldo Barba destacou que a Volkswagen, desde a sua instalação em São Carlos, sempre gerou muitos empregos na cidade e com essa expansão poderão ser criados mais. “Serão empregos e, consequentemente, mais recursos para a cidade e para a região. E a Prefeitura sempre batalhou para que a empresa, que é referência no mundo, expandisse cada vez mais sua unidade no município”, finalizou o prefeito.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Edição especial Dolcevita celebra o 62º aniversário do Fiat 500

Duas versões estão disponíveis: conversível, com um exclusivo teto de listras brancas e az…