Marca anuncia veículos elétricos atraentes com preços acessíveis.

A Volkswagen está conduzindo a transição para a mobilidade elétrica com uma consistência e empenho diferenciados de qualquer outra fabricante de automóveis. Como parte da campanha ELECTRIC FOR ALL (Elétricos para Todos), a marca vai colocar na estrada modelos atraentes com preços acessíveis, abrindo caminho para a chegada dos veículos elétricos. Esta ofensiva é baseada na Arquitetura Modular de Propulsão Elétrica (MEB), uma plataforma tecnológica desenvolvida especificamente para veículos elétricos. A produção do Volkswagen ID., primeiro veículo de série do mundo baseado na MEB, começará em Zwickau no final de 2019. No lançamento da campanha ELECTRIC FOR ALL, a Volkswagen demonstrou o elemento central da MEB – o chassi pronto para rodar sem a carroceria e o interior – exatamente como será usado nos modelos de série. A Volkswagen também apresentou uma infraestrutura de carga para os modelos elétricos: um protótipo de design da “Volks-Wallbox”, um sistema doméstico acessível que torna a carga dos modelos da família ID. fácil e prática.

O slogan ELECTRIC FOR ALL remete à visão e ao compromisso central da marca Volkswagen: colocar tecnologias inovadoras ao alcance do público. A MEB é a chave para os “carros elétricos para todos”: ela possibilita uma relação preço-serviço até agora inalcançável e será fundamental na transformação do veículo elétrico de um produto de nicho em best-seller. Segundo o membro do Conselho da Marca para Mobilidade Elétrica, Thomas Ulbrich: “vamos tornar os veículos elétricos populares e entusiasmar o máximo possível de pessoas pelos carros elétricos. A MEB é um dos projetos mais importantes da história da Volkswagen – um marco tecnológico, similar ao que foi a transição do Fusca para o Golf.”

MEB: a plataforma tecnológica para a idade da eletricidade

A estratégia sistemática dessa plataforma é uma das propostas de vendas específicas da Volkswagen. Ela comprova a força com que a marca e o Grupo Volkswagen estão investindo na mobilidade elétrica. Segundo Thomas Ulbrich: “Estamos usando ao máximo as possibilidades que o carro elétrico pode oferecer e criando ao mesmo tempo uma enorme economia de escala. Cerca de 10 milhões de veículos em todo o Grupo serão baseados nessa plataforma, apenas na primeira leva. A MEB é a espinha dorsal econômica e tecnológica para levar o carro elétrico para todos.”

Conforme explicou Christian Senger, chefe da Linha de Produtos de Mobilidade Elétrica, a plataforma MEB traz importantes benefícios para os clientes: “O ID. será um marco no desenvolvimento tecnológico. Ele será o primeiro carro elétrico completamente conectado com utilidade total para o dia-a-dia que milhões de pessoas terão condições de adquirir.” A MEB permitirá instalar baterias maiores, por exemplo. Isso não apenas aumenta significativamente a autonomia. “O carro adere à estrada muito bem, realmente, graças à bateria plana no assoalho, e o espaço interno é muito mais generoso – estamos fazendo um avanço substancial em relação ao espaço.”

Mais ainda, a MEB reúne em si todo o conhecimento da Volkswagen sobre produção: ela não é uma plataforma para veículos com motores a combustão que foi adaptada, mas foi projetada desde o início para ser

100% elétrica, sem concessões. Na opinião de Ulbrich: “Nossa Plataforma Modular Transversal já demonstrou que a Volkswagen é uma das desenvolvedoras de plataformas de maior sucesso na indústria automotiva. Agora, estamos transferindo esse know-how e sua estratégia para a era da eletricidade. No final de 2022, quatro marcas do Grupo Volkswagen estarão introduzindo até 27 modelos baseados na MEB em todo o mundo, abrangendo desde carros compactos ao sofisticado conceito de lifestyle do Bulli. Isso é algo realmente sem precedentes.”

Todos os membros da família ID. são projetados para carregamento rápido das baterias. Usando sistemas rápidos de carga, a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos, graças a um sistema completamente novo e mais poderoso de baterias desenvolvido pela Volkswagen Group Components. Senger explica: “O uso de uma nova geração de baterias de alto desempenho vai começar com os modelos ID. Graças ao seu projeto modular e ao formato multicelular, essas baterias podem ser instaladas em modelos ID. grandes ou pequenos.”

Família ID.: mobilidade elétrica feita na Alemanha

O Volkswagen ID. será um carro elétrico fabricado na Alemanha sob todos os aspectos. A maioria das instalações da Volkswagen na Alemanha está envolvida no desenvolvimento dos primeiros carros elétricos baseados na MEB, inclusive as sedes da Volkswagen Group Components em Braunschweig, Salzgitter e Kassel. A empresa está investindo nesses três locais 1,3 bilhão de euros, de um orçamento total de 6 bilhões de euros previsto para a mobilidade elétrica.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Bom funcionamento do alternador evita problemas na bateria sob uso diurno dos faróis

Veículos sem operação automática, ou desprovidos do sistema de alerta, requerem a atenção …