Conceito desenvolvido por designers brasileiros é exibido para público europeu

A Volkswagen está exibindo pela primeira vez na Europa a Tarok Concept, modelo conceitual totalmente desenvolvido por designers brasileiros. O conceito já ganhou destaque nos salões de São Paulo (2018) e Nova York (2019). Com tração nas quatro rodas, combina as características da última geração de SUVs digitalmente conectados com a versatilidade de uma picape de cinco metros. A picape está exposta no estande da marca no Salão de Frankfurt (IAA), que ocorre até o dia 22 de setembro, para testar a reação do público europeu.

Assim como o New Urban Coupé, modelo 100% desenvolvido no Brasil que foi anunciado recentemente e conta com grande potencial para exportação, a Tarok Concept poderá ampliar a linha de modelos da Volkswagen em outros mercados ao redor do mundo.

MQB conquista as picapes

Feita sobre a Estratégia Modular MQB, a Tarok Concept traz soluções inovadoras, como o conceito de área de carga variável. O espaço do assoalho pode ser ampliado não apenas pela abertura da tampa da caçamba, mas também utilizando um novo mecanismo para deitar o painel traseiro da cabine de passageiros. Isso permite, por exemplo, que a parte traseira da cabine também possa ser usada para levar objetos mais longos. Para colaborar com essa versatilidade, a capacidade máxima de carga é elevada: uma tonelada.

Com 4.914 mm de comprimento, ela é posicionada em tamanho no Brasil entre o SUV Tiguan Allspace (4.821 mm) e a picape Amarok (5.191 mm). A picape Saveiro é menor, com 4.497 mm de comprimento. A Tarok Concept tem 1.830 mm de largura (sem os espelhos externos) e 1.677 (sem os trilhos do teto). Uma grande distância de 2.990 mm separa os eixos dianteiro e traseiro. Os balanços são curtos, com 914 mm na frente e 1.010 mm na traseira.


Design

A dianteira da Tarok Concept compartilha uma ligação inconfundível com outros SUVs da Volkswagen, inclusive o T-Cross.

Com a coluna traseira (“C”) projetada no estilo de uma barra targa, a Volkswagen usou um novo elemento de design ligando a área de passageiros e a área de carga de uma forma particularmente elegante e esportiva.

Na traseira, uma faixa contínua de LED domina a Tarok Concept. Essa larga faixa luminosa se localiza na parte superior da porta da caçamba e se mescla nas extremidades com as lanternas traseiras. Isso ajuda a criar um design luminoso inconfundível de LEDs para a Tarok à noite.

O interior digitalizado da Tarok Concept indica uma nova direção à frente para o segmento das picapes. O sistema de controle e os instrumentos apresentam design totalmente digital. Um sistema de infotainment de 9,2 polegadas com cobertura de vidro, navegação via satélite e sistema de controle de clima, juntamente com o Active Info Display (quadro de instrumentos totalmente digital), são os elementos centrais do painel contidos na faixa transversal.

Os bancos traseiros são destravados e dobrados de forma compacta, utilizando um mecanismo que pode ser operado rapidamente.

A Tarok Concept é equipada com um motor TSI de quatro cilindros e 1,4 litro Total Flex, com 150 cv (110 kW) e torque máximo de 250 Nm (25,4 kgfm) a 1.500 rpm (até 3.500 rpm). O motor TSI da Tarok Concept é combinado com uma caixa de câmbio automática de seis marchas e tração integral permanente 4MOTION.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Cerca de 80% dos Onix Plus envolvidos no recall já estão reparados

Devido ao feriado prolongado, diversas oficinas autorizadas da marca trabalharão em caráte…