A Volkswagen do Brasil será a primeira empresa do País a oferecer curso de Mecatrônica em padrão de ensino alemão em seu Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Para equiparar o ensino ao nível de qualificação dos cursos ministrados na Alemanha, o curso oferecido na fábrica Anchieta será ampliado para três anos (atualmente são dois), terá novas aulas práticas a serem realizadas com o aluno atuando diretamente no processo produtivo da empresa, subordinado a um tutor; e incluirá novo conteúdo aprofundado de eletroeletrônica.
“A Volkswagen do Brasil é pioneira no País a implementar um curso de Mecatrônica no mesmo padrão de qualificação da Alemanha, com diploma reconhecido pelo Governo alemão (parceria com a AHK – Câmara Brasil – Alemanha). Com essa iniciativa inovadora, a empresa passa a oferecer um nível ainda mais elevado de formação aos jovens, ampliando o curso de dois para três anos, incluindo novas aulas práticas realizadas no processo produtivo da empresa e conteúdo adicional de eletroeletrônica. Além disso, a própria Volkswagen do Brasil e as empresas participantes do projeto poderão contar com esses jovens altamente qualificados em seu quadro de funcionários de alta performance”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Holger Rust.
Ao concluir a nova formação com excelência, o aluno terá direito ao diploma de Mecatrônico reconhecido pelo Governo da Alemanha (parceria com a AHK – Câmara Brasil – Alemanha)  e estará qualificado para atuar em qualquer empresa de origem alemã no mundo; além do diploma alemão, o aluno recebe outros três diplomas oferecidos pelo SENAI. A primeira turma tem início previsto para fevereiro de 2016, com 20 alunos, sendo dez da Volkswagen do Brasil e dez de empresas parceiras.
 
A Volkswagen do Brasil já prospecta fornecedores que queiram participar do projeto, indicando seus empregados e estendendo, dessa forma, a oportunidade a jovens de diversas comunidades; entre as parceiras já confirmadas está a empresa Grob, com sede na Alemanha e uma das filiais em São Bernardo do Campo, que oferece soluções em linhas de usinagem e sistemas de automação.
Para implantar o modelo alemão de formação profissional, a Volkswagen do Brasil conta com uma parceria com o Governo da Alemanha por meio do Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung – BMZ).
“A Volkswagen sempre investiu em treinamento e capacitação da mão de obra no Brasil. A exemplo disso, oferece mais de 300 oportunidades de primeiro emprego para jovens por meio de diversos programas que proporcionam possibilidade de iniciar na carreira profissional. Os cursos do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI estão entre essas iniciativas. Agora, com a nova formação de Mecatrônica em padrão de ensino alemão, esses jovens estarão preparados para atuarem com excelência como funcionários da Volkswagen do Brasil e das empresas parceiras, contribuindo com o elevado nível de inovação, tecnologia e qualidade dos produtos”, afirmou o gerente executivo de Academia e Gestão de Competências Corporativas da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …