Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

 
Para utilizar a energia e os recursos naturais de forma eficiente na produção de veículos, a unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais usa a própria natureza a favor, ao adaptar os seus processos às condições do clima. Uma estação meteorológica que acaba de ser instalada na fábrica monitora as variações climáticas como temperatura externa, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e volume de chuva. Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. Em dias quentes, a redução acontece no consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, na energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento.
 
A novidade também traz benefícios para a estabilização do processo de pintura automotiva com tinta à base de água.Todo o ambiente das cabines de aplicação de tinta é climatizado e rigorosamente controlado, pois temperatura, umidade, velocidade e fluxo do ar podem impactar diretamente o processo. As cabines de pintura trabalham com temperatura e umidade controladas e não podem sofrer interferências com as variações. A estação meteorológica é uma ferramenta importante para assegurar o funcionamento estável do processo de pintura, com ganhos de qualidade.
 
\"\"
 
"A implementação da estação meteorológica evidencia mais uma iniciativa da fábrica de São José dos Pinhais em favor do meio ambiente. Diversos projetos em desenvolvimento reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental e atestam os importantes reconhecimentos conquistados pela Volkswagen", afirmou o diretor da fábrica Volker Germann.
 
A nova estação meteorológica é alimentada por energia solar. A fábrica do Paraná também iniciou um projeto pioneiro para a utilização da energia fotovoltaica no processo produtivo, por meio da instalação de painéis solares no telhado do prédio da Montagem. Com a energia dos painéis, a unidade consegue repor o equivalente ao consumo dos carregadores de baterias dos veículos autoguiados AGV (Automatic Guided Vehicle), utilizados para o transporte e o abastecimento de peças na produção.
 
O sistema instalado, chamado de "on grid", permite que os painéis solares devolvam energia à rede mesmo quando não há produção aos domingos ou feriados, reduzindo custos com conta de luz. O sistema consiste na conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores em eletricidade. O projeto é mais um exemplo do compromisso da unidade com a produção sustentável.
 
Gestão ambiental
 
Por conta de inúmeras práticas de conservação ambiental, a Volkswagen em São José dos Pinhais recebeu três vezes o troféu Onda Verde, no Prêmio Expressão de Ecologia, da Editora Expressão, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos mais importantes prêmios ambientais do Sul do País.
 
Em 2012, a empresa foi premiada na categoria "Conservação de Insumos de Produção – Energia" com as ações implementadas para reduzir o consumo de energia. Em 2009, a fábrica foi a vencedora por seu projeto de reflorestamento, por meio do qual realizou o plantio de mais 100 mil mudas de espécies nativas desde 1999, ano de sua inauguração. Em 2002, a fábrica também recebeu o troféu pelo pioneirismo no uso de tinta à base de água na pintura de automóveis.
 
\"\"
 
"Além de ser pioneira na utilização de tinta à base de água na pintura dos nossos veículos, a fábrica se destaca por utilizar outras tecnologias avançadas no processo de produção, como a solda a laser. Essas iniciativas primam pela sustentabilidade ambiental e garantem a excelência na qualidade dos nossos produtos", destaca Germann.
 
Certificada pela ISO 14001, norma mundial que atesta a boa gestão ambiental das organizações, a unidade possui um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais. Conta também com um sistema de monitoramento ambiental que controla a qualidade do ar e das águas superficiais e subterrâneas.
 
Como forma de incentivar a cultura da sustentabilidade ambiental, a unidade inaugurou em 2012 um percurso diferente para receber a visita do público externo à fábrica: o "Caminho da Sustentabilidade". Os visitantes têm a oportunidade de conferir de perto a alta tecnologia da empresa na fabricação de um veículo e as principais ações que resultam em maior eficiência energética e ambiental. O "Caminho da Sustentabilidade" consiste na visita pelas áreas produtivas e pela área externa (viveiro, estação de tratamento de efluentes e ponto de captação de água pluvial), para visualizar a inovação dos processos produtivos da Volkswagen, aliada às melhores práticas de conservação dos recursos naturais.
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

e-Golf – o best-seller da Volkswagen em versão elétrica

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Nova geração do hatch elétrico of…