Golf, Polo, Virtus e T-Cross: todos produzidos no Brasil, oferecem o máximo em segurança

A Volkswagen detém o maior número de modelos com nota máxima na proteção para os ocupantes no ranking do Latin NCAP (New Car Assessment Program), programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. São quatro modelos com cinco estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças: Golf, Polo, Virtus e o recém-lançado T-Cross, que começa a chegar às revendas da marca no País e já passa a integrar esse grupo dos veículos mais seguros à venda no mercado brasileiro.

Todos os modelos são produzidos sobre a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo. Golf, Polo, Virtus e T-Cross utilizam em suas estruturas diversos tipos de aços. Grande parte é composta por aços de alta e ultra-alta resistência – incluindo aços conformados a quente, que ultrapassam em dez vezes a resistência de aços considerados “convencionais”. Essa tecnologia colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em testes de colisão.

Além das cinco estrelas para adultos e crianças, Polo e T-Cross também ganharam reconhecimento extra: o Advanced Award, destinado a veículos que atendem critérios de proteção a pedestres. O Polo foi o primeiro modelo comercializado no Brasil a receber esse prêmio. A avaliação é feita com base em testes que simulam situações de acidentes envolvendo pedestres, conforme padrões estabelecidos por legislação brasileira a partir de 2025.

O T-Cross recebeu o Advanced Award pela oferta do sistema de frenagem automática pós-colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente, evitando colisões subsequentes e também por oferecer a tecnologia de proteção aos pedestres que atenua lesões em situação de atropelamentos através de áreas de deformações programadas e elementos de absorção de energia.

O Volkswagen up! também obteve cinco estrelas no Latin NCAP na proteção para adultos – o melhor resultado da categoria. Na proteção para crianças, o hatch fabricado em Taubaté (SP) tem quatro estrelas.

Testes rigorosos

Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.

A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança”) nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

Sobre o Latin NCAP

O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l’Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing), e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques

Veja também

Novo Corolla feito no Brasil será o primeiro veículo híbrido flex do mundo

Com essa motorização, o Novo Corolla será o carro movido a etanol mais eficiente do País e…