Home Notícias Volvo aposta em baterias cada vez melhores e sustentáveis

Volvo aposta em baterias cada vez melhores e sustentáveis

Comentários desativados em Volvo aposta em baterias cada vez melhores e sustentáveis

Carregamento bidirecional pode auxiliar na economia de energia

Movendo-se rapidamente para se tornar uma empresa de carros totalmente elétricos, a Volvo Cars está trazendo o desenvolvimento e a produção da tecnologia de células de bateria para mais perto de casa e visa adaptar suas baterias futuras às necessidades de seus clientes: um alcance mais longo e tempos de carregamento mais rápidos.

A Volvo fará isso melhorando a tecnologia da bateria de íon de lítio em sua próxima geração de carros elétricos, começando com o primeiro SUV da empresa em uma base de tecnologia exclusivamente elétrica completamente nova. Em meados da década, ao apresentar sua terceira geração de carros elétricos, a Volvo Cars planeja melhorar ainda mais a autonomia e integrar a bateria ao piso do carro, usando a estrutura da célula para rigidez geral do veículo e melhoria da eficiência.

No curto prazo, a Volvo Cars planeja trabalhar com a empresa sueca líder de baterias Northvolt para aumentar ainda mais a densidade de energia em suas células de bateria. A ideia é melhorar até 50% em comparação com o que está no mercado hoje. Mais tarde nesta década, a Volvo Cars também pretende quebrar o marco da densidade de energia de 1000 Wh/L, a fim de atingir 1000 km de autonomia real.

Espera-se que o tempo de carregamento atual seja reduzido quase pela metade até meados da década, graças à melhor tecnologia de bateria e melhorias contínuas no software e na tecnologia de carregamento rápido. À medida que a Volvo Cars caminha para se tornar uma empresa totalmente elétrica, a importância da sustentabilidade aumenta paralelamente. Embora a empresa vá aumentar a energia da bateria de seus carros na próxima década, ela também trabalhará para reduzir continuamente o impacto do carbono.


As células de bateria da colaboração planejada da Volvo Cars com a Northvolt visam ser produzidas usando 100% de energia renovável, enquanto está trabalhando com outros fornecedores de bateria para fazer o mesmo até 2025. A Volvo tem uma estratégia clara para reduzir ainda mais o impacto das baterias sobre o carbono, fazendo melhor uso do valioso material nelas contido. Sempre que possível, pretende remanufaturar ou reutilizar baterias e está investigando possíveis aplicações de segunda vida, como armazenamento de energia.

Sempre que possível, as baterias que atingirem o fim de sua vida útil serão recicladas em recicladores autorizados que são capazes de oferecer reciclagem de ciclo fechado de materiais essenciais para uso em baterias futuras. A parceria planejada do Volvo Car Group com a Northvolt também aumenta a possibilidade de utilizar suas operações de reciclagem estabelecidas. A Volvo também continuará a se concentrar no fornecimento responsável de baterias, inclusive por meio de um uso mais amplo da tecnologia blockchain. Trabalhando mais de perto com seus parceiros e fornecedores, a Volvo Cars fortalecerá ainda mais seu fornecimento responsável.

Já com o novo SUV, a empresa oferecerá carregamento bidirecional, permitindo que os clientes descarreguem o excesso de eletricidade da bateria do carro na rede elétrica. Isso significa que os motoristas elétricos da Volvo podem fornecer energia para a rede quando os preços e as emissões de CO2 relacionadas à produção de eletricidade estão em seu pico diário, enquanto carregam seus carros quando as emissões caem.


O roteiro de eletrificação da Volvo está firmemente focado na integração vertical, envolvendo o design interno, desenvolvimento e produção de baterias, motores eletrônicos e software relevante em colaboração com parceiros estratégicos. O objetivo é obter o máximo de sinergias e eficiências possíveis em toda a cadeia de fornecimento de baterias.

No início deste mês, o Volvo Car Group anunciou uma colaboração planejada com a Northvolt para desenvolver e produzir baterias sustentáveis. Eles serão adaptados para alimentar a próxima geração de carros totalmente elétricos Volvo e Polestar e garantir um suprimento futuro de baterias sustentáveis necessárias para apoiar o crescimento.

A colaboração com a Northvolt é fundamental para a ambição da Volvo Cars de se tornar líder no segmento de carros elétricos premium e vender apenas veículos elétricos puros até 2030. Também representa um passo importante na expansão de suas capacidades internas de produção, bem como desenvolvimento, aliado a parcerias com líderes em tecnologia.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan Frontier ganha edição limitada ‘X-Gear’

Uma picape com visual único e itens exclusivos. Esta é a Nissan Frontier X-Gear, edição li…