A Volvo Cars e a Autoliv, líder mundial em sistemas de segurança automotiva, assinaram o último acordo para estabelecer uma nova joint-venture, a Zenuity. Ela irá desenvolver softwares para sistemas autônomos de condução e assistência ao motorista com base em carta de intenção anunciada no fim de 2016.
A Zenuity criará um novo item para o mercado global, que está em rápido crescimento. É a primeira vez que uma fabricante de veículos premium une forças com um fornecedor para conceber sistemas avançados de assistência ao motorista e tecnologias de condução autônoma.
Como parte do acordo, a Autoliv fará um investimento total de 1,1 bilhão de coroas suecas (correspondente a R$ 415 milhões) na joint-venture. A contribuição da Volvo Cars se dará com ativos de propriedade intelectual e recursos humanos. Conforme anunciado anteriormente, a Autoliv e a Volvo Cars serão proprietárias na proporção de 50/50 da joint-venture.
Com sede em Gotemburgo (Suécia) e operações em Munique (Alemanha) e Detroit (EUA), a força de trabalho inicial de cerca de 200 pessoas virá da Volvo Cars e da Autoliv. A empresa deve crescer para mais de 600 funcionários no médio prazo. Espera-se que as operações se iniciem no primeiro semestre de 2017, após a obtenção de aprovações das autoridades competentes em termos de concorrência, por exemplo, nos países em questão.
Tanto a Volvo Cars quanto a Autoliv irão licenciar e transferir a propriedade intelectual de seus sistemas de condução autônoma para a joint-venture. A partir dessa base, a empresa desenvolverá novos produtos de assistência ao motorista e tecnologias de condução autônoma. Espera-se que a nova empresa tenha seus primeiros produtos disponíveis para venda até 2019.
A Autoliv será a fornecedora única e com um canal de distribuição de todos os novos produtos da organização, que serão vendidos para terceiros, sem qualquer exclusividade com nenhum cliente. A Volvo irá fornecer esses produtos diretamente da nova joint-venture.
De acordo com o comunicado anterior, Dennis Nobelius será o CEO da Zenuity. A empresa será gerida por um conselho de administração independente operado dentro de suas próprias instalações.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ford Fund doa 9.000 máscaras para comunidades de São Paulo em projeto que gera renda para costureiras

Em parceira com a Aldeias Infantis SOS Brasil, a iniciativa faz parte do projeto Costura S…