Home Notícias Volvo XC90: linha 2017 chega com assistente de direção de até 130 km/h

Volvo XC90: linha 2017 chega com assistente de direção de até 130 km/h

Comentários desativados em Volvo XC90: linha 2017 chega com assistente de direção de até 130 km/h
 
 
Modelo mais inovador e seguro já produzido pela Volvo em sua história, o XC90 chega à linha 2017 com uma importante evolução: o Pilot Assist de segunda geração. É o único utilitário esporte de luxo vendido no Brasil com tecnologia de auxílio à condução, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades de até 130 km/h. 
Como o sistema anterior era limitado a 50 km/h, a nova geração do Pilot Assist passa a atuar não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias. Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa. Assim, o esforço do motorista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo uso dessa tecnologia. 
O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias.
 
Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.
 
 
O motorista deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos no volante, para manter o sistema funcionando. O condutor tem ainda a possibilidade de intervir no Pilot Assist via acelerador, freio e volante, de acordo com sua vontade. Caso ele queira mudar de faixa, a seta indicadora aborta temporariamente o assistente de direção. O acionamento do Pilot Assist é feito de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante. 
O XC90 dispõe também da última geração do controle eletrônico anti-capotamento e do City Safety, que agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. Esse recurso tem visão noturna e auxilia o motorista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre ou ciclista, com uma estratégia de alerta e de ajuda na frenagem. O modelo conta ainda com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. 
A linha 2017 do XC90 é equipada com o motor T6 Drive-E. Um propulsor quatro cilindros leve e compacto, 2.0 litros com supercharger e turbo que gera 320 hp. O desempenho, a economia de combustível e o baixo nível de emissão são os destaques do Drive-E. O torque de 400 Nm está disponível a 3.700 rpm, garantindo força em qualquer situação. O XC90 sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h. Em percurso combinado (urbano e estrada), pode fazer até 12,5 km/l, dependendo da condição de estrada, altitude e tipo de combustível, graças ao trabalho harmonioso do motor com a transmissão Geartronic, de oito velocidades. 
A linha 2017 do XC90 chega à rede de concessionárias com os seguintes preços: R$ 346.900 (Momentum) e R$ 403.900 (Inscription).
 
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Tour virtual à exposição especial “25 Anos do Boxster” no Museu da Porsche

44º Dia Internacional dos Museus em 16 maio de 2021 Os museus cuidam de tesouros e contrib…