Tecnologia será item de série para o T-Cross Highline.

A Volkswagen sempre foi uma marca inovadora e, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2018, não é diferente. A marca apresenta o “VW Connect”, primeira plataforma digital que conecta as principais informações do veículo em um aplicativo. Inédita na América do Sul, a tecnologia será item de série para o T-Cross Highline, que chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019. Mas no salão do automóvel já será realidade. Quem visitar o estande da marca poderá conhecer de perto o sistema e testar suas funções.

Outra boa notícia é que, assim que o T-Cross começar a ser comercializado, a Volkswagen passará a oferecer o “VW Connect” como um acessório na rede de concessionárias da marca. Com isso, todos os Volkswagen fabricados a partir de 2012 (ano/modelo) poderão ser equipados com esse sistema. Essa tecnologia não substitui o “Manual Cognitivo”, que por meio do sistema IBM Watson responde aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

É plugar e usar

Por meio de um DataPlug conectado na porta “OBD2” do veículo (nos modelos Volkswagen essa entrada fica localizada acima dos pedais e abaixo da coluna de direção), o “VW Connect” reconhece a tecnologia e, via Bluetooth, passa a abastecer o aplicativo com informações do veículo. É um sistema plug and play, isto é, plugar e usar.

Estatísticas como quilometragem total do veículo, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, data das viagens e consumo de combustível (de cada trajeto) são exibidas no aplicativo, que estará disponível para smartphones e tablets. E mais: basta cadastrar o valor do litro de combustível que, além da quantidade consumida (em litros), o sistema mostrará o valor (em R$) gasto para percorrer aquele trajeto. Importante destacar que todas as informações são exibidas exclusivamente no aplicativo e não são, em nenhuma hipótese, compartilhadas pelo sistema.

Condução eficiente

A tecnologia oferece ainda uma ferramenta de sugestões para tornar a condução do veículo mais eficiente, monitorando como foi o estilo de condução em relação às rotações do motor, vigor em acelerações, frenagens, velocidade e temperatura do veículo.
O “VW Connect” monitora toda a eletrônica do veículo com o objetivo facilitar a vida dos proprietários de modelos Volkswagen. Entre os recursos disponíveis está o de localizar o veículo. Por exemplo: você é daquelas pessoas que esquecem onde estacionou o carro no shopping? Com o “VW Connect” basta acionar a opção “localização” que você receberá as informações de onde o seu carro está.

Essa funcionalidade oferece a localização do automóvel, gravando automaticamente a última parada registrada do veículo, e a exibe em um mapa. Além disso, a localização do automóvel oferece a possibilidade de navegar para o local onde o automóvel foi estacionado e compartilhar a localização com outras pessoas, como, por exemplo, membros da família, através do WhatsApp com coordenadas de GPS. Adicionalmente, a duração do estacionamento na localização gravada é registada automaticamente, o que é muito útil para localidades com estacionamento rotativo (zona azul), por exemplo.

O sistema conta ainda com outras facilidades, como mostrar a rede de concessionárias nos trajetos que o usuário costuma percorrer e monitorar, de forma inteligente, os períodos de revisão. Isso porque, com base na quilometragem e no período entre os serviços, o sistema avisa o usuário de que ele precisa agendar a próxima revisão. Ao selecionar “agendar serviço”, o cliente escolhe o local e o horário onde realizará o serviço, enquanto isso, o concessionário selecionado receberá um e-mail com os dados do veículo, relatando a quilometragem, qual é tipo de serviço agendado… Resumindo: todos ganham tempo e o processo se torna bem mais ágil.

Achou pouco? Se uma luz de advertência acender no painel, por exemplo, automaticamente o sistema reconhece a avaria e já informa o condutor qual é o problema, sugerindo (dependendo do problema) a visita a uma autorizada. Da mesma forma, ao selecionar essa opção, quando o cliente chegar na concessionária para verificar o incidente, a autorizada já terá conhecimento do que está ocorrendo.

Gamification

O “VW Connect” oferece ainda alguns desafios ou troféus de reconhecimento – o condutor pode se comparar com outros condutores de modelos Volkswagen. Podem ser colecionados alguns tipos de pontuação: condução eficiente, viagens longas, desafios conquistados e utilização do aplicativo, por exemplo. Conforme a pontuação vai aumentando, o cliente passa para o próximo nível, ganhando acesso a novos desafios.

Pedindo ajuda

Em caso de avaria ou de acidente, o aplicativo permite contatar diretamente o VW Service 24h, por exemplo. Em caso de emergência, o sistema pode transmitir por meio do aplicativo os dados do automóvel, assim como a localização atual à oficina autorizada mais próxima. Adicionalmente, também oferece sugestões de procedimentos em situações de emergência, orientando ao condutor manter a calma, por exemplo.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Audi economiza até 500 mil metros cúbicos de água limpa por ano

Novo centro de abastecimento de água já está em operação. A Audi atingiu outro marco no ca…