O Volkswagen up! lançado no Brasil em fevereiro de 2014, atingiu o marco de 100 mil veículos produzidos na fábrica de Taubaté (SP). A marca está representada pelo red up!, com motor 1.0l de três cilindros total flex, da família EA211, na cor vermelha. O evento de celebração contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, executivos e colaboradores da unidade.
“O up! é o carro mais inovador, mais seguro, altamente econômico e de menor custo de reparabilidade de seu segmento no mercado brasileiro. É um automóvel com muitos diferenciais e o atingimento da marca de 100 mil unidades produzidas no Brasil reforça a ótima aceitação do up! no País”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Para o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, a produção do up! na unidade abriu uma nova fase de inovações tecnológicas, sustentabilidade e desafios. “O processo de globalização tecnológica que a fábrica recebeu a equiparou às unidades mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo. Esse marco reforça a importância da fábrica nas estratégias mundiais da empresa”, explica.
Mesmo tendo sido lançado em fevereiro, o up! – por causa da curva natural de aceleração de sua produção – teve seu primeiro mês completo de vendas somente a partir de abril. Desde seu lançamento, o modelo já acumula vendas de cerca de 80 mil unidades no Brasil.
up! é o mais seguro e econômico da categoria
O up! é oferecido na linha 2016 nas versões take up!, move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!, com duas opções de carroceria (duas e quatro portas) e recursos de tecnologia, incluindo a transmissão I-Motion (SQ100) – o up! é o modelo com câmbio automatizado mais em conta do País. É também o veículo equipado (ar-condicionado e direção assistida) mais econômico a oferecer esse recurso, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
O up! traz em todas as suas versões o motor 1.0l de 3 cilindros total flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.
 
O modelo é o primeiro automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos – o melhor resultado da categoria. O excelente resultado foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.
No índice biomecânico para proteção de crianças, o up! obteve o melhor resultado da história do Latin NCAP, em razão da eficiência do sistema de retenção e do sistema de ISOFIX e top-tether, para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.
Exportação
Comercializado nas mesmas versões oferecidas no Brasil: take up!, move up!, high up!, black up!, white up! e cross up!, o modelo já é exportado para a Argentina nas versões 2 e 4 portas.
 
 
O up! segue para o país vizinho com algumas diferenças técnicas para atender à legislação argentina, como a calibração do motor, que na Argentina é movido somente a gasolina, diferente do Brasil onde o modelo é equipado com o motor Total Flex, nas versões duas e quatro portas.
Investimentos na linha de produção do up!
Com investimentos de R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras com foco em proteção ambiental, além de qualificação profissional dos empregados, a fábrica inaugurou em 2014 sua nova linha de produção do Volkswagen up!.
Entre as inovações tecnológicas que a fábrica recebeu em seus processos produtivos estão duas novas linhas de prensas, 296 robôs de última geração na área de Armação, uma nova unidade de Pintura que alia equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, 25 novos conjuntos de equipamentos na Montagem Final, equipamentos de alta precisão para aferição dos veículos e certificação dos padrões de qualidade, além da construção de três centros de treinamento em linha com o modelo global do Grupo Volkswagen.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…