Modelo passa a ser comercializado na configuração Xtreme 1.0 TSI

Carro preferido entre os proprietários de hatches compactos segundo a pesquisa ‘Os Eleitos’, realizada pela revista Quatro Rodas, e modelo que menos desvaloriza em seu segmento, de acordo com levantamentos feitos pela Agência Autoinforme e pela KBB (Kelley Blue Book), o Volkswagen up! chega à linha 2021 em todas as concessionárias do Brasil na versão Xtreme 1.0 TSI com preço que parte de R$ 60.090.

Lançado em 2014, o up! sempre foi referência em segurança entre os hatches compactos. Desenvolvido a partir de um projeto moderno que utiliza aços de alta e ultra alta resistência, e aços conformados a quente, o modelo foi o primeiro de sua categoria a receber cinco estrelas no crash-test realizado pelo Latin NCAP naquele mesmo ano. E essa qualidade continua preservada na linha 2021, agora também com uma recheada lista de equipamentos, como duplo airbag frontal, sistema ISOFIX para fixação da cadeirinha infantil no banco traseiro, Top Tether, alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança, freios ABS (antitravamento das rodas) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESS (alerta de frenagem de emergência), TC (controle de tração) e DRL (luz de condução diurna).

Agora, o modelo produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté, interior de São Paulo, passa a transportar até quatro ocupantes, todos com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo totalmente a legislação vigente.

A partir da linha 2021, o up! chega às concessionárias de todo o Brasil na configuração Xtreme. Com isso, a Volkswagen dá continuidade ao processo de tornar mais clara a oferta de versões dos modelos da marca, deixando a experiência e o processo de compra dos clientes mais rápido, fácil e intuitivo.

Por ser única, a versão Xtreme é completa e sem opcionais, chegando às concessionárias com uma extensa lista de equipamentos, preservando sua relação custo-benefício como uma das melhores do segmento. Destaque para a direção com assistência elétrica (Easy Drive), volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro (Park-Pilot), banco do motorista e coluna de direção com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo ‘Plus’, chave tipo ‘canivete’, ‘Keyless’ (sistema de alarme com comando remoto), rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som ‘Composition Phone’, 4 alto-falantes, 2 tweeters e antena no teto, suporte para smartphone, travas e vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado direito, detalhes internos do painel com acabamento em ‘Chrome Effect’, revestimento dos bancos em malharia Loop Preto, entre outros.

Já com relação ao design, o up! Xtreme 2021 faz bonito com uma série de itens que elevam o requinte e garantem visual esportivo, como faróis com máscara escurecida, faróis de neblina, friso duplo na grade dianteira, luzes indicadoras de direção integradas aos espelhos retrovisores externos, maçanetas na cor do veículo, para-choque dianteiro com área central em ‘Preto Brilhante’, rack do teto longitudinal em ‘chrome effect’ e tampa do porta-malas pintada em preto com abertura elétrica ‘push button’.

Cinco cores estão à disposição: as sólidas ‘Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash, e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius, que custam R$ 1.570.

Desempenho atrelado a eficiência energética, ‘temperado’ na medida com muita diversão. Assim podemos definir o up! ao volante. Equipado com moderno e robusto motor EA211 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, Totalflex e com injeção direta de combustível, o up! tem 105 cv (77 kW) e 101 cv (74 kW) de potência máxima quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. No entanto, os números que mais saltam aos olhos são do excelente torque de 16,8 kgfm (165 Nm), 100% disponível já a partir de baixos 1.500 rpm, entregando acelerações e retomadas vigorosas. Em termos de números, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 183 km/h, quando abastecido com etanol.

Atrelado a este propulsor está sempre uma transmissão manual de cinco marchas MQ200, referência no mercado por proporcionar engates curtos, precisos e fáceis, tornando o up! um carro muito agradável na correria do dia a dia e perfeito para uma ‘tocada mais apimentada’.

Compacto por fora, com 3.645 milímetros de comprimento, o hatch da Volkswagen tem espaço interno ideal para transportar até quatro ocupantes com conforto por conta dos 2.421 milímetros de distância entre os eixos, 1.910 milímetro de largura e 1.504 milímetro de altura. Já o porta-malas tem capacidade para 285 litros. E caso seja necessário levar um objeto maior, o banco traseiro é rebatível.

O elevado custo-benefício do up! ultrapassa a relação preço versus equipamentos de série. O hatch da Volkswagen é reconhecidamente o modelo que menos desvaloriza em seu segmento, tendo vencido este ano os prêmios ‘Maior Valor de Revenda Autos 2020’, entregue pela Agência Autoinforme, na categoria ‘Entrada’, e ‘Melhor Valor de Revenda 2020’, organizado pela KBB (Kelley Blue Book) em parceria com a revista Quatro Rodas, na categoria ‘Hatch Subcompacto de Acesso’. Já na pesquisa ‘Os Eleitos’, que leva em consideração a opinião dos proprietários dos 50 veículos mais vendidos do Brasil, up! foi o preferido na categoria ‘Hatch Compacto’.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Porsche registra alta de 35% no mercado brasileiro em 2020

Com a marca de 2.487 entregas, a marca bateu seu recorde de vendas no mercado brasileiro E…