Série é composta por três capítulos e cada um deles será lançado semanalmente; Em seus mais de 15 anos de trajetória, o Instituto Árvore da Vida já transformou a história de mais de 22 mil jovens.

Criado em 2004, como projeto social da Fiat e independente desde 2017, o Instituto Árvore da Vida (IAV) é hoje uma associação sem fins lucrativos composta e gerida por membros da comunidade do Jardim Teresópolis, localizada nos arredores do Polo Automotivo Fiat, instalado em Betim (MG).

Desde o seu surgimento, a iniciativa proporciona desenvolvimento socioeconômico por meio de atividades culturais e educativas. Em seu espaço, são oferecidas oficinas de violão, percussão, canto coral, dança, formação humana e iniciação no mundo do trabalho. Tudo isso pensado para impulsionar o desenvolvimento de aspectos como autoestima, relações interpessoais e inserção dos jovens no mercado de trabalho. Em seus mais 15 anos de história, o projeto floresceu e mudou a trajetória de muita gente.

“Sempre com muito orgulho celebramos os frutos deste trabalho de qualidade que o Árvore da Vida realizou em seus mais de 15 anos de existência. Por não ser uma intervenção pontual, mas uma transformação consistente junto à comunidade do Jardim Teresópolis, esta iniciativa consegue o êxito de já ter transformado a trajetória de milhares de jovens da região”, disse Fernão Silveira, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA para o América Latina.

Websérie

Para contar um pouco de algumas das mais de 22 mil vidas que foram mudadas pelo projeto, a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) compartilha nesta terça-feira (19), o primeiro episódio de uma websérie dividida em três partes. Feita em parceria com produtora Conspira+, a série mostra a história de três jovens que tiveram a sua trajetória transformada.

Com quatro minutos, o capítulo inaugural apresenta os três protagonistas: Natiele Alves (25 anos), jovem que saiu de saiu de Betim para desfilar pela Dolce & Gabanna em Milão; Douglas Rodrigues da Silva (14 anos), garoto autodidata em música que utilizava celular para emular o som do piano até começar nas oficinas de música do IAV; e, Laiza Gonçalves Serpa (15), atleta que começou a praticar a atividade nas oficinas de esportes do Árvore da Vida e já alcançou excelentes resultados em competições de rendimento.

Nas próximas três semanas, às terças-feiras, os novos episódios serão disponibilizados no YouTube, Instagram e Facebook da FCA Latam. Além disso, a história do projeto e produção também serão compartilhadas nos canais oficiais do IAV e no FCA Latam Stories, página mantida pelo grupo para dividir relatos inspiradores.
Vale lembrar que todas a captações de imagens, entrevistas e produções externas foram feitas antes da pandemia.
Veja neste link o episódio de estreia: https://www.youtube.com/watch?v=nMCTPQotH1Y

Números da transformação

Símbolos das alterações potencializadas pela iniciativa, os três protagonistas representam alguns índices que o IAV tem ajudado a modificar. De acordo com pesquisas, os jovens que passam pelas atividades do Instituto têm 3,6 vezes mais chances de continuar a estudar e uma probabilidade 4,8 vezes maior de se formar em um curso superior.

“Uma das maiores lições aprendidas por todos os envolvidos nesta iniciativa ao longo destes anos é o grande poder da construção colaborativa. Como FCA, nunca nos colocamos como voz preponderante e sim uma ponte a serviço da comunidade. Por isso, o instituto é hoje autónomo, gerido e protagonizado pela própria comunidade”, ressalta Luciana Costa, Coordenadora de Sustentabilidade da FCA para a América Latina.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…