Home Dicas e Serviços A importância de manter os amortecedores em boas condições para segurança do veículo

A importância de manter os amortecedores em boas condições para segurança do veículo

Comentários desativados em A importância de manter os amortecedores em boas condições para segurança do veículo

Falta de estabilidade em curvas, balanço excessivo nas arrancadas, aumento da distância de aquaplanagem são causados pelo comprometimento de amortecedores ou de itens da suspensão

A Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes de suspensão para o mercado de reposição, aproveita o movimento Maio Amarelo para chamar a atenção dos motoristas sobre os cuidados com peças ligadas à segurança do veículo, como os amortecedores que fazem parte do sistema de suspensão. “Os amortecedores controlam as oscilações da mola e absorvem os impactos sofridos durante a condução do veículo, garantindo segurança e também estabilidade e conforto aos ocupantes do veículo”, comenta Jeferson Credidio, gerente de Engenharia e Qualidade da Nakata, demonstrando a importância da peça para o desempenho do automóvel.

A recomendação é ficar atento a qualquer um dos indícios de que pode haver comprometimento dos amortecedores ou de algum item do sistema de suspensão, entre eles, vazamentos de fluido, ruídos, desgaste irregular dos pneus, balanço excessivo nas arrancadas, aumento da distância para frear e falta de estabilidade em curvas e tendência de aquaplanar.

“A checagem nos itens da suspensão deve ser feita periodicamente e sempre que o motorista identifique algum dos sinais de avaria”, ressalta. É importante levar o veículo a um mecânico de confiança para analisar o estado de todos os componentes da suspensão: amortecedores, molas, braço oscilante, barra estabilizadora, batentes, buchas, bieleta, coxins e pivô. “Se algum item tiver desgaste acentuado ou avariado deverá ser substituído por nova peça para que não ocorram paradas inesperadas e até graves acidentes”, conclui.

Artigos Relacionados
Leia mais em Dicas e Serviços
Comentários estão fechados

Veja também

Publicidade