Home Notícias Alpine conquista pole position histórica e um novo pódio em Portugal

Alpine conquista pole position histórica e um novo pódio em Portugal

Comentários desativados em Alpine conquista pole position histórica e um novo pódio em Portugal

Alpine Elf Matmut Endurance Team conquistou seu segundo pódio consecutivo da temporada no Campeonato Mundial de Endurance da FIA

Confiantes depois do segundo lugar em Spa-Francorchamps, a Alpine Elf Matmut Endurance Team chegou ao Autódromo Internacional do Algarve com o desejo de confirmar sua posição no topo do campeonato FIA WEC.

Graças às conquistas obtidas na Bélgica e ao trabalho minucioso realizado na sede da Signatech, na cidade francesa de Bourges, a equipe deu os últimos retoques nas regulagens do A480, para adaptá-lo ao novo equilíbrio de performances em vigor a partir dos testes livres. Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière mostraram imediatamente sua capacidade de dominar o traçado do circuito português na categoria Hypercar, progressivamente reduzindo o tempo de referência nos testes livres (EL): 1’33’’781 nos EL1, 1’32’’074 nos EL2, e 1’31’’652 nos EL3.

A equipe Azul estava otimista nas qualificações e Matthieu Vaxivière manteve o ritmo, fazendo uma verdadeira proeza durante o exercício de apenas dez minutos. Autor de uma volta de 1’30’’364, o francês conquistou a primeira pole position absoluta da Alpine no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e a primeira de um protótipo da marca participando oficialmente do WEC desde as 24 Horas de Le Mans de 1977.

Nicolas Lapierre foi encarregado de iniciar a prova de oito horas no domingo ensolarado. Com uma largada perfeita, ele abriu rapidamente uma distância em relação aos seus concorrentes, mostrando-se eficiente e incisivo em meio ao tráfego, apesar de ter enfrentado um problema no rádio. Primeiro líder a entrar no box, Nicolas Lapierre voltou a assumir o comando ao final da primeira hora, cedendo posteriormente o volante ao brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière.

Ocupando a primeira posição ao final de cada uma das quatro primeiras horas, o A480 estava na liderança na metade da prova, quando Nicolas Lapierre voltou à pista atrás dos Toyota. Apesar de o A480 ter que parar mais vezes que seus adversários, os esforços dos três pilotos – sucessivamente os mais rápidos na corrida – deram seus frutos vinte minutos mais tarde, quando a atuação do Safety Car reuniu os três pretendentes à vitória.

Partindo para a briga com os carros da Toyota assim que a prova foi reiniciada, Nicolas Lapierre rapidamente encontrou uma abertura para fazer uma fantástica ultrapassagem sobre Kazuki Nakajima, na entrada da primeira curva. O francês passou em seguida ao ataque de Kamui Kobayashi, antes de parar para fazer mais um revezamento. Utilizando estratégias diferentes, as três equipes se revezaram na liderança da prova, jogando uma verdadeira partida de xadrez. Infelizmente, a decretação da bandeira amarela em todo o traçado pouco depois da última parada da equipe no box foi a oportunidade que os líderes da prova precisavam para dominar o final da corrida.

No último revezamento, o brasileiro André Negrão consolidou o pódio do A480 com pouco mais de um minuto atrás dos vencedores, apesar das duas paradas a mais que o trio vencedor e uma a mais que o carro que terminou em segundo. Este resultado permite que a Alpine Elf Matmut Endurance Team consolide seu segundo lugar na classificação geral.

O próximo evento do calendário levará o A480 e seus três pilotos à Itália, para a terceira prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA: as 6 Horas de Monza (16-18 de julho).

Classificação
8 Horas de Portimão
1. Toyota Gazoo Racing n°8 – 300 voltas
2. Toyota Gazoo Racing n°7 +1’’800
3. Alpine Elf Matmut Endurance Team n°36 +1’08’’597
JOTA n°38 + 4 voltas
JOTA n°28 + 4 voltas

Campeonato Mundial de Endurance da FIA – Hypercar
1. Toyota Gazoo Racing – 64 pontos
2. Alpine Elf Matmut Endurance Team – 42 pontos
3. Glickenhaus Racing – 1 ponto

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat apresenta interior do novo SUV Pulse

Teaser da marca dá mais detalhes da cabine de um dos lançamentos mais aguardados do ano Ap…