Depois do retorno triunfal à categoria em 2013, a Alpine se prepara para viver sua nona campanha consecutiva em Endurance
Lançado em 2013, o atual programa da Alpine em Endurance está recheado de sucessos e a marca se prepara para enfrentar novos desafios. Após duas coroas na ELMS (European Le Mans Series), duas consagrações mundiais no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA e três vitórias de prestígio nas 24 Horas de Le Mans, a Alpine fez um retorno notável à elite de uma categoria na qual escreveu algumas das mais belas páginas de sua história.
Fiel ao seu DNA, a Alpine soube superar desafios na ascensão para a classe Hypercar. Confiado à talentosa equipe de competição comandada pela Signatech e ao trio formado por Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière, o carro de corrida Alpine A480 se destacou rapidamente como o único rival dos detentores do título, levando a decisão até a final do calendário, no Bahrein.
Depois desta primeira campanha rica em aprendizados, neste ano a Alpine Elf Endurance Team está focada na estabilidade, para subir ao patamar mais alto.
Vice-Campeã Mundial da FIA de Endurance em 2021, a escuderia renova com Nicolas Lapierre, que em 2016 e 2019 protagonizou os sucessos da marca conhecida pelo A em formato de flecha. O francês terá mais uma vez como companheiro de equipe o brasileiro André Negrão – bicampeão das 24 Horas de Le Mans e membro da equipe Azul desde 2017 – e seu compatriota Matthieu Vaxivière, que demonstrou toda sua capacidade e talento desde o início de sua carreira na Alpine.
Assim como em 2021, os três pilotos têm apenas um objetivo: dar o máximo em cada uma das seis provas do calendário para levar a Alpine ao topo, apesar da concorrência a cada dia mais acirrada na elite. Este novo ano também será usado para preparar a chegada do futuro Alpine LMDh, projetado com um chassi Oreca e motor Alpine desenvolvido em Viry-Châtillon, que competirá na classe Hypercar a partir de 2024.
A equipe do Alpine A480 n° 36 dará início à sua campanha em Sebring (Estados Unidos), durante o prólogo oficial do WEC da FIA nos dias 12 e 13 de março, antes da primeira corrida da temporada neste mesmo circuito, em 18 de março.
Calendário 2022
12-13 de março: Prólogo – Sebring (Estados Unidos)
18 de março: Mil Milhas de Sebring (Estados Unidos)
7 de maio: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
8-12 de junho: 24 Horas de Le Mans (France)
10 de julho: 6 Horas de Monza (Itália)
11 de setembro: 6 Horas de Fuji (Japão)
11 de novembro: 8 Horas do Bahrein (Bahrein)