Home Notícias Alpine mantém liderança no Campeonato Mundial de Endurance

Alpine mantém liderança no Campeonato Mundial de Endurance

0

A Alpine se prepara para as 24 Horas de Le Mans na liderança do Campeonato Mundial da FIA de Endurance, na classe Hypercar

Já na quinta-feira, a equipe aproveitou as três sessões de treinos livres para dominar os ajustes do equilíbrio de performances, se concentrando principalmente na gestão da energia e no consumo de gasolina. Após um verdadeiro trabalho de base, que rendeu preciosas informações para a corrida, os treinos classificatórios foram deixados a cargo de Matthieu Vaxivière. O francês mostrou seu ritmo, subindo imediatamente para o segundo lugar em uma sessão extremamente disputada, com todos os concorrentes da classe Hypercar cobertos por menos de quatro décimos de segundo.

Em sua segunda largada consecutiva na primeira fileira, o brasileiro André Negrão fez um bom início de prova, mas levou uma fechada na saída da primeira curva pelo polesitter, o titular da pole position. Exposto aos seus concorrentes que ficavam protegidos pelo efeito de aspiração do seu carro, o brasileiro caiu para o quarto lugar. Após um sólido primeiro revezamento, em que ele conseguiu se manter junto aos líderes apesar dos ataques do pelotão, a prova se tornou caótica, com a neutralização provocada por um acidente e uma bandeira vermelha enquanto caía a chuva.

A segunda hora foi sinônimo de tensão estratégica em torno dos pneus, com a relargada marcada pelo abandono do carro nº 8 da Toyota, que ocupava a liderança. Enquanto isso, a equipe decidiu mudar de estratégia, fazendo uma curta parada para manter sua posição na pista, permitindo que o Alpine A480 saísse do box na liderança da classe Hypercar. Após mais uma interrupção devido a uma tempestade, André Negrão teve que ceder diante dos ataques de seu concorrente armado com um protótipo com tração nas quatro rodas. O brasileiro passou o revezamento para Nicolas Lapierre na metade da corrida, quando estava em segundo.

Enfrentando novas neutralizações de prova, Nicolas Lapierre partiu para cima de seu rival mais próximo, aproveitando um full course yellow para passar o revezamento a Matthieu Vaxivière. O mais novo membro da equipe estava em segundo quando assumiu o volante, fazendo sua parte no trabalho para manter os líderes sob pressão e apostando nos slicks na última meia hora da prova.

Apesar de todos seus esforços, Matthieu Vaxivière cruzou a linha de chegada com o Alpine A480 em segundo lugar, a menos de 30s dos vencedores. Apesar disso, o segundo pódio da temporada – e o oitavo consecutivo na categoria máxima do WEC – permite que a marca do “A” em formato de flecha mantenha a liderança do Campeonato Mundial da FIA de Endurance, às vésperas das 24 Horas de Le Mans, que acontece no próximo mês.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Deixe um comentário

Veja também

Audi lança novo Q3 Sportback com maior porta-malas da categoria

Modelo será o primeiro da marca no país fabricado localmente com inédita tração quattro A …