Home Notícias Antes de viajar é importante verificar sistema de filtragem

Antes de viajar é importante verificar sistema de filtragem

Comentários desativados em Antes de viajar é importante verificar sistema de filtragem
Início do ano, meses de verão, onde o calor predomina, é uma época que convida a viajar. Hora de planejar o roteiro e pegar a estrada. Para evitar que imprevistos indesejáveis ocorram durante a viagem é bom lembrar de fazer a manutenção preventiva do automóvel. Medidas simples como fazer revisão nos filtros de óleo, ar e de combustível pode evitar desconforto ou que o lazer termine cedo demais. “Os filtros ajudam na economia de combustível a manter o desempenho do automóvel e evitam avarias em diversos componentes do motor, além de trazerem benefícios à qualidade do ar e à segurança no trânsito”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais.
 
Segundo Moura, o filtro de combustível, por exemplo, retém as partículas de sujeira, como ferrugem e resíduos do tanque, impedindo estragos nos bicos injetores ou que orifícios do carburados entupam. “A troca do filtro de combustível, de acordo com as recomendações do fabricante, pode evitar avarias no sistema de injeção eletrônica, falhas no motor e até queima da bomba de combustível”, adverte.
 
Importante para reter as impurezas do sistema de lubrificação, o filtro de óleo, junto com o lubrificante, auxilia na preservação das peças móveis do motor. “Quando está comprometido, o filtro permite a passagem de óleo sem filtragem adequada, podendo provocar a substituição prematura de peças do motor”, explica Moura, lembrando que a troca de óleo também deve ser feita no prazo recomendado pelo fabricante, pois há casos em que o óleo sujo ou vencido cria borra no motor, o que pode fundir o motor.
 
A filtragem do ar que vem do ambiente externo para ser misturado ao combustível e fazer o motor funcionar adequadamente é feita pelo filtro de ar. Moura explica que o filtro de ar saturado ocasiona perda de rendimento do veículo, falha no funcionamento e desgaste prematuro de peças, além de ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde das pessoas. “É recomendável seguir as instruções do fabricante para realizar a troca dos filtros, bem como óleo lubrificante”, conclui.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Tour virtual à exposição especial “25 Anos do Boxster” no Museu da Porsche

44º Dia Internacional dos Museus em 16 maio de 2021 Os museus cuidam de tesouros e contrib…