Graças aos seus recursos excepcionais e 27 anos de experiência no desenvolvimento de baterias, a BYD tornou-se referência em eletrificação
Como fabricante líder mundial de veículos eletrificados, a BYD figura como protagonista na transição da eletrificação no transporte em escala global. Recentemente, tornou-se uma das primeiras empresas a anunciar que encerrará a produção de veículos com motor de combustão e se dedicará exclusivamente aos modelos movidos à bateria elétricas e os híbridos. Outro exemplo desse compromisso está no desenvolvimento da bateria Blade.
O modelo vem revolucionando a indústria de veículos elétricos por uma série de fatores. Foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Seu desenvolvimento passou por trabalhos e avaliações exaustivas, que incluiu testes de pregos e fornalhas. A ótima notícia é que nenhum resultou em incêndio ou qualquer tipo de resposta explosiva. Na verdade, a bateria Blade BYD atingiu uma temperatura incrivelmente baixa de 60º C após as avaliações. Além disso, graças ao seu design, oferece mais de 50% de espaço do que as de bloco tradicionais.
A bateria Blade vem sendo introduzida em todos os veículos produzidos pela BYD. No Brasil, por exemplo, seus dois veículos lançados — o TAN EV e o HAN EV — já conta com esse bateria ultrassegura.
A BYD vem inovando cada vez mais. E isso pode ser notado nos últimos 27 anos de existência da empresa. Basta ver a evolução na tecnologia aplicada nos modelos de fosfato de ferro-lítio. A BYD é, de fato, a maior fabricante de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) para as quais os dados do setor mostram que há uma demanda substancialmente aumentada.
À medida que a tecnologia continua avançando, espera-se que as baterias LFP representem mais de 60% do mercado global de baterias de energia até 2024. Há uma boa razão para isso. As baterias LFP são isentas de cobalto e produzidas com um material que possui excelente estabilidade térmica em comparação com outras alternativas de bateria.
Como tal, a tecnologia de bateria de fosfato de ferro-lítio da BYD passou por rigorosos testes de segurança, incluindo testes de esmagamento, de calor, de sobrecarga, que até excederam os requisitos regulamentares. A BYD foi uma das primeiras empresas a usar um sistema de gerenciamento térmico de bateria, para assegurar que a temperatura da bateria permaneça no nível ideal para uma operação eficiente e confiável em todas as condições climáticas extremas.