Home Notícias Caminhões e ônibus Volkswagen ganham reforço no sistema de partida em rampa

Caminhões e ônibus Volkswagen ganham reforço no sistema de partida em rampa

Comentários desativados em Caminhões e ônibus Volkswagen ganham reforço no sistema de partida em rampa
A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, reforçou a segurança de seu sistema auxiliar de partida em rampa, conhecido como EasyStart. Destinado aos veículos automatizados V-Tronic, o novo dispositivo permite travar os freios dianteiros e traseiros do veículo por até três segundos em rampa. Basta que a função esteja habilitada por meio de um botão específico.
“O diferencial do sistema de série exclusivo da MAN, em relação aos demais no mercado, se deve à utilização de componentes do próprio sistema ABS, já disponíveis no veículo”, afirma Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia da MAN Latin America.
Isso torna o sistema dos modelos Volkswagen mais simples, pois não requer a manutenção de válvulas, pressostatos e outras tecnologias adicionais muito utilizadas na indústria para chegar ao mesmo resultado. O objetivo é garantir sempre ao cliente a melhor relação custo-benefício, seguindo a lógica “Menos você não quer, mais você não precisa”.
 
Em sua primeira versão, o EasyStart atuava no freio dianteiro. Agora se estende ao traseiro. “O resultado comprova o esforço da MAN Latin America em, continuamente, incrementar seus produtos e serviços oferecidos aos clientes”, explica Rodrigo. 
Recursos para aumentar a segurança operacional
Para garantir a segurança operacional, a MAN Latin America agrega em todos os veículos da marca recursos tecnológicos como os sistemas de freios ABS e o EBD. Em alguns modelos, há também o ATC. O ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva, colaborando para a manutenção da dirigibilidade e estabilidade do veículo em curvas, além de minimizar a distância de frenagem entre os veículos.
Já o EBD (Electronic Brake Distribution) controla e gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, de forma a garantir um melhor equilíbrio e estabilidade do veículo e maximizar a eficiência do ABS. Disponível para alguns modelos, o sistema ATC (Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do motor, de forma a evitar que o veículo patine em condições de piso escorregadio. O sistema também ajuda a preservar os componentes do trem de força, reduzindo assim os custos de manutenção.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

GM vai ampliar investimentos em carros elétricos e autônomos para US$ 35 bilhões até 2025

A GM vai adiantar a construção de duas novas fábricas de células de bateria Ultium nos EUA…